Um resultado de benchmark supostamente feito com o iPhone 14 Pro aparentemente passa a sensação de pouca evolução em desempenho do novo A16 Bionic. A informação pode até explicar o que motivou a Apple a comparar este chip com um modelo lançado em 2019: o A13 Bionic.

Com o lançamento da família iPhone 14, a Apple dividiu seus smartphones do ano em duas categorias que utilizam chips diferentes. Os modelos sem o sufixo Pro continuam com o A15 Bionic do ano passado, enquanto os irmãos com este nome logo após o número são os únicos com o novo A16 Bionic.

publicidade

Leia também:

Apple compara A16 Bionic apenas com A13 Bionic (Imagem: divulgação/Apple)
Apple compara A16 Bionic apenas com A13 Bionic (Imagem: divulgação/Apple)

Olhando pelo lado da apresentação da Apple no dia 7 de setembro, o novo chip A16 Bionic promete ser 40% mais veloz que qualquer concorrente ao trabalhar seis núcleos, misturando melhor eficiência e mais poder de fogo. A empresa da maçã ainda comentou que os núcleos de baixo consumo utilizam um terço da energia de seus concorrentes – ela só não disse quais.

publicidade

Chip A16 Bionic pode ser só 0,08% mais rápido

Um detalhe chamou atenção e é a comparação com o que a Apple sempre faz (e toda indústria faz isso também), ao mostrar como seu chip evoluiu de um ano para o outro. Ela mostrou um gráfico do chip A13 Bionic de 2019 para mostrar como o A16 Bionic é superior – ela ignorou o A14 do iPhone 12 e até o A15 do iPhone 13. O motivo pode estar no teste de benchmark vazado pelo usuário IceUniverse, no Twitter.

Segundo o vazamento, feito com base no app Geekbench, a pontuação do iPhone 14 Pro com o A16 Bionic ficou assim:

publicidade
  • Single-core: 1.879 pontos
  • Multi-core: 4.664 pontos

Olhando o banco de dados público do próprio Geekbench, o iPhone 13 Pro (com chip A14 Bionic) conseguiu médias de:

  • Single-core: 1.730 pontos
  • Multi-core: 4.700 pontos

Colocando na ponta do lápis, o A16 Bionic perdeu poucos pontos quando comparado com a geração passada no teste de múltiplos núcleos, vencendo por margem apertada quando o app escolhe trabalhar em tarefa apenas single-core. Em números crus, o desempenho do novo chip é apenas 0,08% superior ao modelo anterior.

publicidade

Apple A16 Bionic traz novidades sim

Se em desempenho o novo chip A16 Bionic praticamente não evolui, o que pode ser indício de que o A15 já era muito forte, por outro lado a Apple promete melhorias em áreas importantes. A primeira delas é na eficiência energética, ao trabalhar forte enquanto consome menos energia.

A segunda é mais capacidade para trabalho de inteligência artificial e terceira é maior largura de banda para a GPU. No conjunto da obra, se confirmados esses avanços, o chip A16 Bionic é sim uma evolução, mas ele pode entrar nas menos empolgantes para o silício da própria Apple.

Via: Gizmochina.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!