Além da Dynamic Island e do novo conjunto de câmeras, o grande diferencial do iPhone 14 Pro e do 14 Pro Max em relação aos modelos iPhone 14 e 14 Plus está por dentro, o novo processador A16 Bionic.

Pois é, pela primeira vez, a Apple apostou em manter o processador atual nos modelos mais acessíveis, e como vamos ver nesse post, ele vai fazer falta no iPhone 14 e 14 Plus, apesar dos dois contarem com um ótimo chip, o A15 Bionic.

publicidade
Conhecendo melhor o A16 Bionic, novo processador do iPhone 14 Pro
A16 Bionic, novo processador exclusivo da linha iPhone 14 Pro / Divulgação: Apple

Em primeiro lugar, o primeiro detalhe do processador é que ele é fabricado pela TSMC no processo de 4nm. Assim, estamos falando de uma boa evolução em relação ao seu antecessor, A15 Bionic, fabricado em 5nm. Além disso, o A16 Bionic tem 16 bilhões de transístores, 1 bilhão a mais que o A15 Bionic.

No tweet de Greg Joswiak, vice-presidente de marketing da Apple, o A16 Bionic é citado antes mesmo de novos recursos como tela Always-On, a Dynamic Island e as novas câmeras. A empolgação é compreensível, já que ele é a evolução de um chip que já era ótimo.

publicidade

A16 Bionic é 40% mais rápido que a concorrência, e usa 20% menos energia que A15 Bionic

Mas, será que o A16 Bionic é tão mais potente que o A15 Bionic? Segundo a Apple, o desempenho do novo chip é 40% superior que seus concorrentes (não citados pela empresa). Além disso, ele consome 20% menos energia que o A15 Bionic.

O chip tem seis núcleos, dois de alto desempenho e dois de alta eficiência. Esses dois núcleos de eficiência gastam apenas um terço da energia dos concorrentes, que a Apple mais uma vez não cita. 

publicidade

A GPU de cinco núcleos é acelerada com 50% mais banda de memória, o que a Apple cita ser ótimo para games. Além disso, o A16 Bionic tem um novo Neural Engine de 16 núcleos que consegue fazer quase 17 trilhões de operações por segundo.

Novo chip é fundamental para novos recursos de fotografia e Dynamic Island

A Apple diz que o chip A16 Bionic do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max é fundamental não só para a Dynamic Island e fazer a bateria do dispositivo durar o dia todo, mas também para os novos recursos de fotografia.

publicidade

Além do hardware reformulado, com o novo sensor principal de 48 MP e uma telefoto de 3x, o A16 Bionic usa sua CPU, GPU e Neural Engine, além do processador de imagem para trabalhem juntos, e realizarem até quatro trilhões de operações a cada foto tirada. 

Confira abaixo o trecho do A16 Bionic no vídeo de apresentação detalhado da linha iPhone 14 Pro. 

https://youtu.be/cgpSBjWutGY?t=384

Leia também:

Resultados preliminares no Geekbench

Hoje vazaram alguns resultados preliminares do A16 Bionic no Geekbench, provavelmente feitos com uma unidade de testes do iPhone 14 Pro.

Eles mostraram o A16 Bionic com um desempenho já superior ao A15 Bionic em single-core, mas um pouco atrás em multi-core. Esses resultados podem e devem mudar assim que forem feitos depois do lançamento.

A verdade é que a Apple segue ditando as regras no mercado de processadores para dispositivos móveis, e o A16 Bionic é só o capítulo mais recente dessa história.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!