O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, registrou o momento exato em que duas galáxias em espiral parecem se fundir. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA) essa impressão é apenas uma ilusão de ótica, já que as galáxias detêm certa distância entre si.

Conhecidas como SDSS J1115331 e LEDA 2073461, as galáxias estão a mais de um bilhão de anos-luz da Terra e, caso colidissem, provavelmente o formato no qual ambas se encontram não seria mais o mesmo, devido às condições da fusão.

De acordo com um comunicado emitido pela ESA, esse alinhamento entre as duas galáxias é mera obra do acaso. Além disso, elas não interagem uma com a outra. Entretanto, é inegável que essa imagem proporciona uma visão impressionante da galáxia mais próxima com seus braços em espiral estendidos em ambos os lados.

Imagem: Registro de duas galáxias sobrepostas feito pelo Telescópio Espacial Hubble. Créditos: ESA/Hubble & NASA, W. Keel

Essa fotografia foi criada a partir das observações realizadas no projeto Galaxy Zoo, da própria ESA. A empreitada, iniciada em 2007, conta com a colaboração da ciência cidadã, que abriga centenas de participantes dispostos a auxiliarem na classificação das galáxias.

Ciência cidadã na busca por galáxias

O comunicado da ESA aponta a importância dessa colaboração: “Esses voluntários classificam galáxias, imagens por telescópios robóticos, e são frequentemente os primeiros a colocar os olhos em um objeto astronômico”. E complementa ao dizer que os participantes do projeto Galaxy Zoo já ajudaram a descobrir vários tipos de objetos cósmicos interessantes, desde galáxias espiraladas incomuns até corpos celeste colidindo.

Cabe ressaltar que a ESA abre uma votação pública para que as pessoas possam escolher em quais objetos o Hubble irá aprofundar as suas observações e os seus estudos, essa é uma forma que a agência europeia pode promover a interação do público com a astronomia.