O aplicativo Flo, que funciona como um monitor de ciclo menstrual e calendário de gravidez, lançou o “modo anônimo” para garantir a privacidade de usuárias que não desejarem divulgar informações como nome, e-mail e endereço de IP com o aplicativo.

A decisão da Flo Health Inc, desenvolvedora do aplicativo, vem após decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos anular o direito constitucional ao aborto em quase metade dos estados federativos do país.

Ativistas pelo direito ao aborto tem feito manifestações para que aplicativos deêm privacidade as usuárias que buscam informações sobre clínicas de aborto – no caso do Google – e aplicativos como o Flo, que rastream informações sobre o período menstrual.

Leia mais:

publicidade

Em 2019 a Flo já esteve envolvida com em uma matéria do Wall Street Journal que descobriu vários aplicativos que compartilhavam informações com o Facebook.

Além do Flo, outros mais de 10 aplicativos de saúde, calendário menstrual, finanças, entre outros, estavam compartilhando informações pessoais com o Facebook.  

Para disponibilizar esse “modo anônimo”, a Flo trabalhou em parceria com a Cloudflare, empresa de infraestrutura web que já trabalhou com a Apple no iCloud Private Relay, serviço que garante a privacidade dos usuários que usam o Safari e demais navegadores em dispositivos da maçã.

“Modo anônimo” já disponível para aparelhos iOS. (Imagem: Reprodução/ Flo)

A Cloudflare usa o padrão web “Oblivious HTTP” que faz uma divisão entre o conteúdo que está sendo acessado do endereço de IP. Isso acontece por meio de uma retransmissão de dados criptografados.

“A beleza do Modo Anônimo é que ele possibilita que os usuários ainda tenham a experiência personalizada e o insight com base nos dados que estão fornecendo, mas, no final das contas, esses dados não podem ser rastreados até eles”, disse Cath Everett, vice-presidente de produtos da Flo.

O modo anônimo já está disponível no Flo para dispositivos iOS e ficará disponível para Android em outubro. 

Com informações de The Verge, Endgadget (1 e 2) e Wall Street Journal

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!