Em uma conta rápida, é possível dizer que pelo menos metade da população do planeta Terra menstrua, menstruou ou vai um dia menstruar. E, naturalmente, todas as pessoas que estão em idade fértil precisam saber quando começa e termina o ciclo menstrual. Para isso, é possível usar um aplicativo nativo do iPhone e até mesmo no Apple Watch, sem precisar de programas de terceiros.

Nos aparelhos com o iOS 13 e watchOS 6, ou posteriores, a contagem é feita pelo aplicativo Saúde, nos celulares, e Monitoramento nos relógios. Usuárias e usuários podem ainda ativar notificações para saber quando será o próximo período menstrual e até mesmo o fértil.

Leia mais:

O aplicativo permite ainda que a pessoa adicione fatores que podem influenciar o ciclo menstrual. Na aba ‘Explorar’ > ‘Acompanhamento de Ciclo’ há uma seção chamada ‘Registro de Ciclos’, onde é possível clicar configurar os fatores, como gestação, amamentação, uso de contraceptivos ou mesmo nenhuma destas alternativas.

publicidade

Veja como monitorar o ciclo menstrual no iPhone:

  1. Primeiro, é preciso configurar o monitoramento de ciclo menstrual. No aplicativo Saúde no iPhone, é preciso clicar em ‘Explorar’ e tocar em ‘Acompanhamento de Ciclo’. Depois, aperte ‘Começar’ e siga as etapas mostradas.
Imagem: Reprodução

2. Em seguida, toque no ícone oval para registrar o começo do período menstrual. Quando o aplicativo já é utilizado, ele vai mostrar uma previsão nessas datas, com o símbolo recebendo uma bolinha vermelha clara listrada. Ao marcar o dia do fluxo, a bola na cor vermelha sólida.

Imagem: Reprodução

3. Rolando a tela para baixo, é possível ver mais opções para o monitoramento do ciclo menstrual, incluindo um calendário com as previsões de fluxo e período fértil.

Imagem: Reprodução

4. Mas, no que se refere ao monitoramento dos dias de sangramento, dá para acrescentar outros sintomas, com alguns itens presentes na lista, como dores nos seios ou acne, por exemplo, ao clicar em ‘Sintomas’.

Imagem: Reprodução

5. No Apple Watch, basta abrir o aplicativo Monitoramento e deslizar o dedo até a data correta. Em seguida, o processo é similar, ao tocar na forma oval para registrar o fluxo.

Além dos dias de sangramento, o aplicativo Saúde tenta prever o período fértil mostrando uma forma oval azul claro no calendário, além de pontos roxos nos dias em que informações forem registradas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!