A Alphabet, do Google, sofrerá pedidos de indenização de até 25 bilhões de euros por suas práticas de publicidade digital em dois processos a serem apresentados nos tribunais britânico e holandês nas próximas semanas, por meio de um escritório de advogados em nome dos editores.

A adtech é uma parte bem significativa na comercialização de uma campanha publicitária. Quem está divulgando utiliza esse sistema para comprar, gerenciar e medir a publicidade digital. Com a adtech, é possível expor as ferramentas e software que os anunciantes usam para alcançar públicos-alvo, veicular e medir campanhas publicitárias digitais.

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A adtech do Google foi recentemente examinada pelos órgãos reguladores antitruste assim que apareceram as queixas dos editores. 

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O órgão fiscalizador da concorrência francês impôs uma multa de 220 milhões de euros à empresa no ano passado, enquanto a Comissão Europeia e seus pares do Reino Unido estão investigando se o sistema de adtech do Google lhe dá uma vantagem injusta sobre rivais e anunciantes.

Damien Geradin, advogado da empresa Geradin Partners relatou em um comunicado: “É hora de o Google assumir suas responsabilidades e pagar os danos que causou nesse importante setor. É por isso que hoje estamos anunciando essas ações em duas jurisdições para obter compensação para editores da UE e do Reino Unido”.

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Google

Por outro lado, o Google criticou os processos judiciais iminentes, afirmando que atua de forma construtiva com editores em toda a Europa.

“Este processo é especulativo e oportunista. Quando recebermos a denúncia, vamos combatê-la vigorosamente”, informou porta-voz da empresa.

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A queixa britânica no Tribunal de Apelação da Concorrência do Reino Unido busca recuperar a compensação para todos os proprietários de websites com publicidade em banners, incluindo editoras tradicionais.

A reclamação holandesa está aberta a editores afetados pelas ações do Google. O Harbour está financiando ambos os processos judiciais.

Via: Reuters

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