O Lightyear 0 será o carro de produção mais aerodinâmico já lançado (sem contar carros de corrida), com um coeficiente de resistência aerodinâmica ou de arrasto impressionante de apenas 0,175 Cd. Segundo a empresa, isso dará aos motoristas do carro elétrico solar maior autonomia e uma menor dependência de estações de carregamento.

Lightyear 0 quebra o recorde de veículo de produção mais aerodinâmico do GM EV1

Testes feitos antes com o Lightyear 0 indicavam um coeficiente de arrasto de 0,19 Cd, que já seria excelente, já que era o mesmo do GM EV1, lançado em 1996, até hoje recordista em aerodinâmica em carros de produção.

publicidade

Mas, a Lightyear conseguiu melhorar ainda mais o resultado, quebrando o recorde do carro da GM com os 0,175 Cd do seu futuro veículo. Só como referência, o coeficiente de arrasto do cobiçado Tesla Model S é de 0.24 Cd.

O carro elétrico da Lightyear entra em produção em dois meses, e será o primeiro carro elétrico solar comercial do mercado. Seu maior apelo de vendas é simples, que os usuários possam passar meses sem ter que carregar a bateria do seu veículo.

publicidade
Em novos testes, Lightyear 0 conseguiu reduzir ainda mais seu coeficiente de arrasto
Em novos testes, Lightyear 0 conseguiu reduzir ainda mais seu coeficiente de arrasto / Divulgação: Lightyear

O resultado foi alcançado em testes feitos em túneis de vento da FKFS em Stuttgart, Alemanha. Eles seguiram o padrão WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure ou Procedimento de Teste Global Harmonizado para Veículos Leves).

Segundo o CTO da Lightyear, Arjo van der Ham, “estamos muito orgulhosos desse incrível feito. Nós tivemos que começar de uma página de papel em branco quando começamos a desenvolver nossa tecnologia, e – com muita dedicação e trabalho duro – continuamos a empurrar os limites a cada marco como esse”.

publicidade

A empresa diz que vai seguir com seus testes até o lançamento do primeiro carro elétrico solar do mercado, o que vai acontecer nos próximos meses.

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!