No mesmo evento em que anunciou a criação de um centro de desenvolvimento de software focado em segurança pública no Brasil, a Motorola Solutions fez uma demonstração do Motorola Cop, um centro de comando para segurança de eventos que fica instalado em uma van.
O Motorola Cop de comando e controle móvel para é uma solução de segurança que vem sendo usada desde o ano passado por clientes da Motorola Solutions.
Além disso, a empresa também aproveitou para mostrar como funciona o seu serviço Wave PTX, lançado duas semanas atrás. O Wave PTX é bem versátil, e pode ser usado para manter funcionários ou agentes públicos conectados o tempo inteiro, por walkie-talkies, smartphones ou web.
Um centro de controle de segurança móvel

O Motorola Cop é um centro de comando sobre rodas que pode ser dirigido até o evento, no qual pode fazer todo o controle de segurança. A van conta com vários tipos de conectividade integrada, incluindo antenas de rádio, Wi-Fi e 4G.
Além disso, o veículo é equipado com câmeras de segurança que podem não só identificar suspeitos, mas até medir a temperatura das pessoas, ou chegar se elas estão usando máscara, por exemplo.
As câmeras da Motorola Solution permitem inclusive dar um zoom digital em determinado ponto da imagem para conferir as placas de veículos, por exemplo.
Mesmo quando o operador estiver conferindo algo no zoom, elas continuam gravando o resto da área de cobertura, assim é possível fazer checagens futuras em detalhes.
Sistema do Motorola Cop permite controle remoto de drones
Além disso, o Motorola Cop também conta com drones, que podem ser comandados remotamente. Na demonstração, um operador comandou um drone que estava no México usando os serviços da Motorola Solutions.
Sempre que acontecer alguma emergência, ela será detectada pelo sistema de câmeras da empresa, que vai gerar um alerta para o centro de comando. Esse alerta pode ser gerado por uma atividade suspeita, como a leitura de uma placa de carro, ou invasão de pessoas. A partir dai, o operador pode fazer um despacho de agentes de segurança com câmeras corporais, ou até mesmo enviar um drone para o local.
Motorola Cop é resultado de várias aquisições da Motorola Solutions
Em sua apresentação, o presidente da Motorola Solutions Brasil, Elton Borgonovo, lembrou das recentes aquisições da empresa. Segundo ele, elas foram importantes para a empresa oferecer novos serviços para seus clientes, vários deles usados no Motorola Cop.
Entre os exemplos citados, um que faz parte essencial do Motorola Cop foi a compra da Avigilon, empresa canadense de criação de software para câmeras de segurança comprada em 2018. Além disso, Borgonovo citou a WatchGuard, empresa especializada em câmeras corporais, adquirida no ano seguinte.
Leia mais:
- O que é e como funciona um walkie-talkie?
- Motorola lança walkie-talkie do século XXI
- Tudo o que você precisa saber sobre o 5G no Brasil
Wave PTX
Além disso, a Motorola Solutions também fez uma demonstração do Wave PTX, serviço para conectar funcionários ou agentes públicos, que pode ser integrado ao Motorola Cop. Esse sistema é bem versátil, pois pode ser usado não só em walkie-talkies dedicados como o Mototrbo R7, mas também em smartphones ou pela web.
Assim, empresas de maior porte poderão comparr rádios bidirecionais e aparelhos convergentes da Motorola, que rodam Android e unem rádio e 4G para seus funcionários. Mas, caso o cliente não queira, nem precisa comprar esses produtos, já que o Wave PTX também funciona em praticamente qualquer smartphone. O app dedicado pode ser baixado na Play Store do Android e na App Store do iOS.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!