No próximo dia 28, a astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), Samantha Cristoforetti, será oficialmente a comandante da Estação Espacial Internacional (ISS). Ao assumir esse posto, ela se tornará a primeira mulher europeia a cumprir o papel de comandante da tripulação da ISS.

A cerimônia, que conta com a passagem simbólica da chave do comandante anterior para o atual, será transmitida ao vivo da Estação Espacial Internacional na Web TV da ESA. Atualmente, o posto de comandante está ocupado pelo cosmonauta russo Oleg Artemyev, que publicou um vídeo no Instagram celebrando o Bicentenário da Independência do Brasil.

publicidade

Leia mais:

Cristoforetti já atuou como líder do Segmento Orbital dos Estados Unidos (USOS), durante a missão Minerva, em abril deste ano. Nesta ocasião, ela supervisionava atividades nos módulos e componentes norte-americanos, europeus, japoneses e canadenses, além dos componentes próprios da Estação.

publicidade

Agora, com esse novo desafio, a astronauta se tornará a quinta comandante europeia da estação espacial e seguirá os passos de outros astronautas da ESA, como Frank De Winne, Alexander Gerst, Luca Parmitano e Thomas Pesquet. Ela alega que está ansiosa para colocar em prática os “conhecimentos que adquiridos durante suas experiências na Terra e no Espaço”. Além disso, ela espera “liderar uma equipe muito capaz em órbita”.

comandante-feminina-iss
Imagem: Samantha Cristoforetti será a primeira mulher europeia a ocupar o posto de comandante da ISS. Créditos: ESA

O próprio diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher, compartilha a perspectiva de Samantha. “A seleção de Samantha para comandante demonstra claramente a fé e o valor que nossos parceiros internacionais colocam nos astronautas da ESA. Ao longo de sua missão Minerva, ela contribuiu muito para os sucessos científicos e operacionais da Estação, e prevejo que ela continuará a prosperar sob seu comando.”

publicidade

O que se espera de quem ocupa esse posto

Quem decide quais pessoas ocuparão o cargo de comandante, são os representantes de cada agência espacial. Essa é uma decisão conjunta tomada pela NASA (Estados Unidos), Roscosmos (Rússia), JAXA (Japão), ESA (Europa), CSA (Canadá) e ESA (Europa).

O comandante é vital para o sucesso contínuo da Estação Espacial, pois é ele o responsável pelo desempenho e bem-estar da tripulação em órbita. Cabe ao comandante manter uma comunicação eficaz com as equipes na Terra e coordenar a resposta da tripulação em caso de emergências.

publicidade

O chefe do Centro Europeu de Astronautas e Gerente de Programas da ISS, Frank De Winne declarou que “Samantha mantém nosso total endosso para cumprir esse importante papel de liderança. Não há dúvida de que sua liderança garantirá o sucesso contínuo da missão.”

Via: ESA

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!