A Subaru apresentou, no Japão, a terceira geração do Crosstrek, seu pequeno crossover. A partir de agora, o veículo abandonará o apelido “XV”, sendo conhecido e referenciado mundialmente por seu nome principal.
Ele manteve a Subaru Global Platform (SGP), mas com uma série de refinamentos para um passeio mais confortável. Comparado ao seu antecessor, a carroceria do novo modelo é mais rígida, usando uma estrutura interna completa seguindo a técnica implementada no Levorg e WRX.
Leia mais:
- Ford Mustang ‘Dark Horse’: nova geração do esportivo ganha dois modelos de corrida com 500 cavalos
- Honda planeja lançar motocicletas elétricas até 2025
- Fiat Fastback é lançado no Brasil por R$ 129.990; saiba mais sobre o SUV compacto inspirado no Pulse
As estruturas da parte superior e inferior da carroceria não são mais montadas separadamente, permitindo que os suportes da suspensão e do motor eliminem melhor as imperfeições da estrada para condução mais suave com menos vibrações sentidas na cabine.
Enquanto o estilo exterior robusto é mais ao longo das linhas de uma evolução, o interior foi significativamente revisto para acomodar o novo sistema de infoentretenimento. O Crosstrek 2023 usa a mesma tela sensível ao toque de 11,6 polegadas com orientação retrato, como visto em outros Subarus recentes, mas sem o painel de instrumentos totalmente digital que vem equipado no Levorg e no WRX S4.
O Crosstrek 2023 possui assentos redesenhados para maior conforto, oferecendo melhor suporte e estrutura revisada para reduzir a trepidação.

Os engenheiros também instalaram novos materiais de amortecimento de som enquanto faziam ajustes na direção hidráulica de pinhão duplo e na mais recente tecnologia de segurança EyeSight. Com o modelo de terceira geração, o crossover tem faróis full LED, bem como lâmpadas de curva de LED – novidade para um Subaru.
Medindo 4,48 m de comprimento e 1,80 m de largura, o Crosstrek 2023 é 15 mm mais longo do que o modelo anteriro, sendo igualmente largo. Tem 1,58 m de altura e carrega a distância entre eixos de 2,67 m de seu antecessor.

Rodas de até 18 polegadas estão disponíveis e há distância mínima do solo de 20 cm. Dependendo da especificação, ele pesa entre 1.540 e 1.620 kg.
A terceira geração estará inicialmente à venda no Japão no próximo ano antes de ir para outros mercados.
Imagem destacada: Divulgação/Subaru
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!