Enquanto o acordo entre a Microsoft e a Activision Blizzard está sendo analisado pelos órgãos reguladores pelo mundo, os conflitos da empresa do Xbox com a Sony vem se intensificando. O chefe do console, Phil Spencer, compartilhou mais uma vez seus pensamentos sobre o assunto.

Spencer foi entrevistado no canal CNBC nesta última quinta-feira (15). Os comentários da Sony e de Jim Ryan, CEO do PlayStation, sobre a proposta da Microsoft em relação a “Call of Duty” foram levantados na conversa. De acordo com Ryan, a oferta do Xbox foi “inadequada” em diversos níveis.

publicidade

Na entrevista, Spencer foi questionado sobre a promessa de manter o game no PlayStation por “vários anos” e se essa questão poderia ir além, como garantir a permanência do FPS no console da Sony para sempre. O chefe do Xbox afirmou que sua expectativa é que “Call of Duty” continuasse no PlayStation e em outras plataformas.

Imagem: Reprodução/Microsoft

“Não posso falar muito sobre o estado atual dos processos regulatórios apenas por causa do mecanismo envolvido”, afirmou Spencer. “Esclareci publicamente para nossos fãs e clientes, nossos maiores compromissos, que nossa expectativa é que continuemos a enviar ‘Call of Duty’ no PlayStation e em outras plataformas onde as pessoas possam jogá-lo. Espero expandir os lugares onde as pessoas estão jogando todos os nossos jogos“, acrescentou.

publicidade

De acordo com Spencer, expandir a influência do Xbox é um objetivo para os próximos anos, desenvolvendo títulos que possam ser acessados por todos os jogadores. “Essa tem sido nossa finalidade. Colocamos o jogador no centro e através de tecnologias como nuvem, dia e data de entrega no PC, nossa expectativa é que os jogos que estamos construindo sejam jogados por mais jogadores daqui para frente. Esse é nosso objetivo com todos os games que estamos jogando atualmente.”

Outro tópico levantado na entrevista foi sobre a inclusão de “Call of Duty” no Xbox Game Pass, algo que se tornou outro desdobramento da aquisição da Activision Blizzard e uma preocupação por parte da Sony. Nesse sentido, o chefe do console disse que o serviço de assinatura não é uma investida que procura “sufocar a concorrência”, mas um efeito das tentativas da Microsoft de competir com o PlayStation.

publicidade

“Quando observo algo como o Game Pass especificamente, acho que é o resultado da concorrência em nosso mercado”, comentou Spencer. “Nós sentamos como Microsoft e Xbox e pensamos ‘como podemos inovar e criar valor… para os jogadores?’ E assim, nós produzimos um novo modelo para clientes, que constroem suas bibliotecas de games, e os jogadores adoram. Acho que é disso que se trata a competição”, completou.

Leia mais:

publicidade

Além disso, Spencer também falou sobre a questão dos preços do Xbox e segundo ele, a Microsoft não tem planos para aumentar os valores dos consoles nesse momento. O chefe do console ressaltou que o momento financeiro é desafiador e tal medida não seria uma “ação correta” com os clientes da marca.

A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft tem sido o principal tema de debates na indústria gaming em 2022. Segundo a empresa do Xbox, as análises dos conselhos reguladores de diversos países ainda devem demorar alguns meses e a finalização definitiva do acordo está prevista para ocorrer somente no ano que vem.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!