Você sabe o que é um influenciador digital? A carreira é extremamente nova, mas já é almejada por muitas pessoas e é até possível dizer que virou o sonho de profissão de diversas crianças do Brasil e do mundo. 

O famoso “influencer” pode ser considerado um indivíduo que possui um público fiel que o acompanha em seus canais online, principalmente as redes sociais. Essa personalidade, em tese, possui a capacidade de influenciar seus seguidores, seja para um novo estilo de vida ou para comprar alguns produtos, por exemplo.

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Porém, esses profissionais não estão presentes na vida das pessoas com intuito único de anunciar produtos e novos estilos de vida, isso acaba se tornando uma consequência. É possível dizer que quem trabalha como influenciador digital também trabalha como criador de conteúdo, ou “creator”.

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Essas pessoas surgem criando vídeos, fotos ou até mensagens que acabam se popularizando, cativando seguidores e fazendo eles acompanharem o conteúdo, criando assim um novo influenciador. 

Claro que existem algumas exceções, como participantes de reality shows ou virais inesperados, mas no fim pode-se dizer que é sempre o mesmo: uma pessoa com seguidores fiéis ou apenas curiosos. 

Como surgiram os influenciadores? 

Apesar do termo “digital” ter sido adicionado com o advento das redes sociais, podemos dizer que a profissão só passou por uma atualização, pois os criadores de conteúdo que praticam influência estão na sociedade há muito anos. 

Um dos maiores exemplos de influenciadores no Brasil é a Xuxa. A Rainha dos Baixinhos era uma verdadeira estrela da televisão, acompanhada por milhões de brasileiros não só em seu programa, mas também em sua vida particular por meio de revistas e programas de fofoca. 

Xuxa
Xuxa na década de 90. Imagem: Reprodução/Redes Sociais

E tudo que a Xuxa usava ou anunciava acabava se tornando uma “febre”, de brinquedos infantis até hidratante corporal, a influência da Rainha dos Baixinhos era extremamente presente na vida dos brasileiros. 

Como os influenciadores digitais ganham dinheiro? 

Como contamos anteriormente, entre as atividades presentes na vida do influenciador digital, uma das mais recorrentes é a de anunciar produtos aos seus seguidores e, basicamente, está é a principal fonte de renda da profissão. 

Durante sua participação no reality show A Fazenda, da RecordTV, a influenciadora Deolane Bezerra contou que cobra R$ 100 mil para fazer uma publicidade de três Stories, mas já chegou a cobrar R$ 400 mil pelos mesmos três vídeos de até 15 segundos. A advogada acumula mais de 21,4 milhões de seguidores em seus dois perfis do Instagram

Em entrevista ao Olhar Digital, o coordenador de SEO da agência de marketing digital Chili, Vitor Chagas, explicou que o valor pago para cada publicidade vai depender de cada influencer e de seu número de seguidores, além do alcance e engajamento – interação dos seguidores – do seu perfil. 

“Segundo a pesquisa da agência de marketing Izea em 2021, um microinfluenciador (até 50 mil seguidores) recebe em média US$ 1,5 mil [cerca de R$ 7,9 mil] por postagem, enquanto o macro (entre 200 mil e 500 mil de seguidores) recebe em média US$ 5 mil [aproximadamente R$ 26,4 mil]. Entretanto, cada campanha deve ser avaliada de acordo com suas particularidades”, explicou. 

“O formato também tem influência no valor – pode ser um post no feed, um ou mais Stories, um conteúdo ou menção em um vídeo no YouTube, cada item tem um custo que varia de influenciador a influenciador”, complementou especialista em marketing digital Jéssica Miúcha, diretora de operações da Zygon Adtec.

Por que as empresas preferem os influenciadores digitais? 

O modo como consumimos anúncios mudou completamente com a crescente dos influenciadores digitais. Antes as propagandas estavam presentes nas televisões e rádios, mas agora também estão nas redes sociais. 

Chagas explica que as plataformas sociais possuem dois pontos que facilitam a publicidade: “assertividade e público nichado”. “Com influenciadores temos a possibilidade de segmentar melhor e aumentar a chance de conversão da campanha.”

“O processo de preparação é até semelhante, uma vez que é fundamental contar com pesquisas bem feitas do consumidor. Entretanto, para as campanhas com influenciadores entra uma etapa que aumenta o potencial de alcance de uma divulgação, que é o próprio influenciador”, continuou. 

mulher gravando live
Imagem: Wertinio/iStock

Para o coordenador de SEO, é necessário “achar personas que se encaixam melhor com o objetivo daquela campanha ou daquele produto, em um canal que está mais propenso a consumir o que o porta voz (influenciador) recomenda”.

“Segundo dados da Statista de 2021, 40% dos consumidores brasileiros têm a sua decisão de compra influenciada por conta da celebridade que anuncia o produto. Essa performance está bastante associada ao fato de o influenciador ser uma ‘pessoa comum’ que mostra a utilização de um determinado produto ou serviço e oferece uma opinião para o seu público/seguidor demonstrando propriedade e certa empatia”, relata Miúcha.

Vitor Chagas também comenta que as empresas possuem algumas ferramentas capazes de medir melhor o resultado das campanhas com influenciadores digitais, como cupons personalizados, links parametrizados, acessos em uma landing page, aumento de cadastros e pedidos, o que torna esse tipo de anúncio ainda mais atraente. 

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