Intel não vai mais usar os nomes Pentium e Celeron para notebooks

A mudança entra em vigor a partir de 2023 e com ela o Intel Pentium e Celeron mudam para apenas Intel Processor
André Fogaça16/09/2022 17h04
Intel Pentium em circuito vermelho
KYIV, UKRAINE - July 28, 2018. Intel Pentium processor on red circuit board.
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Intel divulgou, nesta sexta-feira (16), uma grande mudança na nomenclatura de seus processadores focados em dispositivos portáteis: os nomes Pentium e Celeron vão (finalmente) sair de cena – ao menos em notebooks. A empresa abre mão das marcas que ficaram famosas nos anos de 1990 e vai adotar apenas “Intel Processor”, mais nada.

Se você é como eu e tem mais de 30 anos, passou boa parte da vida lendo o nome Pentium e colocando bons pensamentos sobre esta marca. Aos poucos os melhores processadores voltados para o consumidor final da Intel mudaram de nome e hoje são “Core” com i3, i5, i7 e i9, enquanto a nomenclatura antiga ficou reservada para PCs mais simples.

Leia também:

O Celeron já nasceu menos pomposo, mas seguiu o mesmo caminho e hoje aparece em computadores dos mais baratos e simples. A partir de agora tudo muda e a Intel não vai mais utilizar o nome Pentium, nem Celeron em seus processadores para laptops. A nova forma para chamar estes chips será apenas de Intel Processor – ou Processador Intel, em tradução livre e não oficial.

Nada muda para os Intel Core, vPro e Evo

A alteração começa a valer a partir do ano que vem e a Intel diz que foca a aposentadoria dos nomes Pentium e Celeron para os processadores feitos para notebooks. “A nova marca do Intel® Processor simplificará nossas ofertas para que os usuários possam se concentrar em escolher o processador certo para suas necessidades,” diz Josh Newman, vice-presidente da Intel e gerente geral interino de plataformas de clientes móveis.

A Intel acredita que aposentar os nomes Pentium e Celeron vai ajudar na hora do consumidor escolher o componente ou um PC já montado.

As outras marcas da Intel seguem inalteradas, mantendo os nomes Core, Evo e vPro no mercado exatamente como acontece atualmente. Olhando para os modelos mais simples, mesmo que juntando duas famílias de processadores em um só nome, a empresa seguirá criando diversas variantes para públicos distintos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.