Golpe da Heineken vira praga no WhatsApp

O golpe do momento pelo WhatsApp é a promoção que promete de cervejas Heineken gratuitamente. Nomeada de “Promoção Heineken Oktoberfest 2022", essa é apenas mais um dos golpes que aplicam a técnica phishing para roubar informações ou ganhar com programas de afiliados.
Por William Schendes, editado por Acsa Gomes 16/09/2022 08h30, atualizada em 09/12/2022 19h21
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O golpe do momento pelo WhatsApp é a promoção que promete caixas de cervejas Heineken gratuitamente. A “Promoção Heineken Oktoberfest 2022″ é apenas mais um dos golpes que aplicam a técnica de phishing para roubar informações. O termo é uma adaptação cibernética: a palavra original em inglês tem a grafia fishing – pescaria. O phishing digital consiste em oferecer uma isca para os usuários, para convencê-los a compartilhar informações.

No caso do Golpe da Heineken, as mensagens que circulam em conversas de WhatsApp prometem um frigobar cheio de cervejas da marca. Para receber o suposto prêmio, o usuário precisa, é claro, clicar num link que acompanha a mensagem. Ao entrar no endereço a página pede que você responda a um teste.

Assim como outros golpes phishing, este informa a quantidade de itens restantes do produto em “promoção”. Em alguns casos a página informa um determinado prazo de minutos para finalizar o questionário.

Endereço fraudulento pede que o usuário realize o teste para resgatar o prêmio. (Imagem: Reprodução/ Twitter)

Essas técnicas são utilizadas pelos malfeitores com o intuito de passar sensação de urgência para que o usuário finalize o teste ou vai ficar sem o produto “ofertado”.

Leia mais:

Após o teste o site pede que o usuário informe uma série de dados pessoais e compartilhe o link com outros contatos para que possa resgatar o falso prêmio.

Na internet o caso ganhou repercussão de alguns usuários que relataram terem sido vítimas do golpe. 

https://twitter.com/dodolphopetista/status/1569785353837371395

Um dos usuários tweetou sobre a fraude e marcou o perfil oficial da Heineken no Twitter, que respondeu dizendo: “A Heineken não cria promoções deste tipo, não solicitamos dados de forma ativa e nosso time atendimento não realiza atendimentos por meio do WhatsApp. Nossos perfis nas redes sociais são: @heinekenbr e @grupoheinekenbr, permanecemos à disposição também no 0800 888 1010”.

Hoje o perfil oficial da empresa publicou um comunicado no Twitter informando sobre o golpe e explicou aos consumidores que a Heineken não realiza promoções como essa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.