Pagar boletos pode ser ‘cringe‘, mas existe algo ainda mais adulto quando falamos de finanças: score de crédito. Você já ouviu falar nisso? Não sabe como isso te afeta? Fique aqui, que vamos te explicar tudo e ainda como consultar seu score SPC.

O que é e para que serve o score SPC?

O score SPC é uma nota de 0 a 1000 atribuída a uma pessoa ou uma empresa para indicar quão bom pagador ela é. Esse número é uma das formas disponíveis, por exemplo, para um banco saber se aprova ou não um pedido de empréstimo ou financiamento para você.

Você já deve ter ouvido falar que determinada pessoa está com nome sujo no SPC ou no Serasa. Isso significa que ela está devendo a alguma empresa ou instituição. E, aqui, vale a pena saber que pode ser qualquer tipo de empresa, de escola a comércio.

Outra coisa importante de saber é que o SPC e o Serasa são empresas diferentes. Por isso, você pode estar com o nome sujo em uma ou em ambas as plataformas. Isso pode variar de acordo com o tipo de dívida, ok?

publicidade

Leia também:

Como é medido o score SPC

O score SPC é calculado a partir de suas informações pessoais, de seu comportamento financeiro e também de seu histórico de pagamento – também chamado de cadastro positivo. Ou seja, o sistema avalia se você pagou em dia, em atraso e ainda não as pagou (e está inadimplente).

Como consultar score SPC

Consultar seu score SPC é muito fácil. Você pode fazer isso tanto pelo computador, quanto pelo celular. Aqui, nós vamos te ensinar os dois modos. Borá lá?

No Portal do Consumidor

  1. Acesse o Portal do Consumidor.
  2. Toque em “Criar acesso” e insira suas informações pessoais. Depois, concorde com o “Termo de adesão” e clique em prosseguir. Na sequência, confirme seu e-mail pessoal por meio de uma mensagem do SPC na caixa de entrada de seu provedor e crie uma senha.
  3. Acesse novamente o Portal do Consumidor e, agora, faça seu login com seu e-mail e senha.
  4. Na próxima janela, selecione “Score” e aguarde o resultado:
A informação do score SPC está disponível no Portal do Consumidor

No app SPC Consumidor

  1. Baixe o app SPC Consumidor no dispositivo Android ou iOS.
  2. Toque em “Faça seu cadastro” e insira seus dados pessoais. Depois, crie uma senha e concorde com o termo de adesão. Por fim, confirme seu cadastro por e-mail ou SMS.
  3. Assim que entrar no app, a primeira informação disponível será do seu score pessoal – lembrando que ele é representado por uma nota de 0 a 1000.

Como aumentar o meu score no SPC

Você não gostou do número que viu? Calma, que isso tem solução. Aqui vão algumas dicas para aumentar seu score SPC:

  • Pague suas contas em dia. Evite atrasar os pagamentos;
  • Mantenha seus dados cadastrais atualizados;
  • Renegocie as dívidas em atraso;

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!