Um dos destaques da Daimler Trucks 2022, a maior feira de veículos pesados que ocorre esta semana na Alemanha, é o eActros LongHaul, a versão totalmente elétrica do maior caminhão de carga da Mercedes-Benz.

Com capacidade para 42 toneladas de carga, o veículo da montadora alemã é equipado com nada menos que três conjuntos de baterias de fosfato de ferro lítio (LFP), totalizando 600 kWh de potência. O suficiente para percorrer 500 km por carga.

publicidade

A potência do caminhão vem de uma dupla de motores elétricos instalados no eixo traseiro com potência de pico de 816 cavalos.

eActros LongHaul.
eActros LongHaul. Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

Na dianteira, os faróis de LED e a falta da grade dianteira oferecem um toque mais moderno ao veículo. No entanto, o valor pode complicar a demanda pelo modelo. É esperado que o eActros seja vendido pelo valor de quatro caminhões a diesel com capacidades semelhantes.

publicidade

A recarga é outro tópico que precisa de atenção. Utilizando uma espécia de “supercarregador” de 1 mW (1000 kW) ainda em fase de testes, a Mercedes conseguiu carregar o caminhão de 20% a 80% em 30 minutos.

Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

No entanto, a empresa – que fechou uma parceria com a Volvo e a Traton (VW e Scania) para oferecer mais pontos de recarga para EVs na Europa -, ainda não deu detalhes sobre novas estações adaptadas para caminhões elétricos, apenas que prestará consultoria às empresas que comprarem o eActros.

publicidade

Por fim, quem precisar de mais autonomia poderá optar pela instalação de ainda mais baterias, subindo o alcance para 800 km. Na Europa, o modelo chega ao mercado em 2024.

Imagem principal: Mercedes-Benz/Divulgação

publicidade

Veja também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!