O sudoeste do Japão está sendo atingido pelo supertufão Nanmadol nesta segunda-feira (19), deixando pelo menos uma pessoa morta e milhares de desabrigados. Imagens de satélite mostram que o fenômeno está seguindo para o sul e se aproximando de uma das principais usinas nucleares do país.

O registro foi feito por um mapa de rastreamento de tempestades que mostra o tufão indo na direção da usina nuclear de Shika. A situação, apesar de gerar um alerta, não deve causar grandes problemas, já que a estrutura de contenção das instalações nucleares é resistente o bastante para resistir aos impactos causados pelo vento, de acordo com a Newsweek.

publicidade
Acima, um rastreador de tempestades da Marinha dos EUA mostra o supertufão Nanmadol atingindo ao sul da usina nuclear de Shika, no Japão. (Imagem: Divulgação/Marinha dos EUA)

Supertufão causa medo de desastre nuclear 

O medo da situação ocorre também pela lembrança do acidente nuclear de Fukushima, em 2011, ocorrido após um tsunami resultante de um terremoto destruir uma usina. No entanto, a situação atual é bem mais controlável, ainda mais com as autoridades conseguindo prever a passagem do supertufão.

Leia mais:

publicidade

“O olho do tufão Nanmadol tocou o solo perto da cidade de Kagoshima às 19h deste domingo (18)”, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA), com rajadas de vento de mais de 235 km/h. Em menos de 24 horas, o Nanmadol provocou ao menos 500 mm  de chuva.

“Permaneçam afastados dos locais perigosos e saiam caso sintam algum perigo. Será perigoso sair à noite. Fiquem seguros enquanto ainda é dia”, declarou o primeiro-ministro japonês,  Fumio Kishida.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!