Imagem: Ilustração de um Objeto Voador Não Identificado (OVNI). Créditos: Computer Earth/Shutterstock
Na última semana, um porta-voz da Marinha dos EUA, pressionado pela Lei de Liberdade de Informação (FOIA), confirmou que tem vídeos inéditos de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs), porém a entidade alegou que não irá divulgá-los publicamente “para não comprometer a segurança nacional“.
O site de transparência do governo, o The Black Vault, conta com milhares de documentos sobre o assunto fornecidos pela CIA e outras agências governamentais obtidas pela FOIA. A resposta emitida pelo porta-voz da Marinha, ocorreu após o Black Vault solicitar que a organização entregasse, em 2020, todos os vídeos relacionados a Fenômenos Aéreos Não Identificados (FANI).
Leia mais:
A carta de resposta, escrita pelo vice-diretor do escritório da Marinha, Gregory Cason, destaca que “a divulgação dessas informações prejudicará a segurança nacional, pois pode fornecer aos adversários informações valiosas sobre operações, vulnerabilidades e/ou capacidades do Departamento de Defesa/Marinha”. Além disso, ele complementa que “nenhuma parte dos vídeos pode ser segregada para lançamento”.
A solicitação dos vídeos e das informações surgiu após o vazamento de três gravações, já desclassificadas pela entidade, que suscitou uma discussão intensa na mídia sobre o que seria de domínio público ou não. Segundo Carson, a Marinha considerou possível liberar oficialmente as imagens “sem maiores danos à segurança nacional”.
Felizmente, há um indício de transparência por parte da organização governamental, em sua resposta ao pedido do Black Vault, já que não houve nenhuma tentativa de ocultar a existência de outros vídeos de OVNIs, mesmo que não sejam divulgados ao público, admiti-los é algo positivo.
Outro ponto que ficou bastante claro na declaração de Cason, é a seriedade com a qual os militares encaram possíveis ameaças desses objetos desconhecidos. O tema, que é bastante popular e chama a atenção de especialistas e curiosos, ganhou um novo capítulo oficial em maio de 2022, quando o Departamento de Defesa dos EUA (DOD), realizou sua primeira audiência pública sobre OVNIs, desde a década de 1960, e em seguida anunciou que receberá fundos federais para uma pasta focada exclusivamente na gestão de relatórios de observações de OVNIs pelo Exército, Marinha e Força Aérea dos EUA.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 20 de setembro de 2022 11:00