Você já se perguntou quantas formigas existem no mundo? Se você já se deparou com essa pergunta e não sabia a resposta, os cientistas da Universidade Julius Maximilians (JMU), na Alemanha, podem te ajudar. Esses pesquisadores estão em busca de um denominador comum para esse questionamento dentro da literatura científica.

Foram consultados 489 estudos científicos sobre o tema, que incluíam todos os continentes e habitats. A partir desses dados, eles calcularam uma “estimativa empírica conservadora” de míseros 20 quatrilhões de formigas caminhando no planeta Terra.

É uma quantidade realmente grande, até mesmo em termos astronômicos, pois há duas mil vezes mais formigas na Terra do que estrelas na Via Láctea. A curiosidade desses cientistas não parou por aí. A equipe também estimou quanto todas essas formigas pesariam juntas, e o resultado é assustador: cerca de 12 milhões de toneladas.

Esse número ultrapassa a massa total de todas as aves selvagens e mamíferos (exceto os humanos) combinados. Outras importantes constatações também foram feitas a partir desse escrutínio. Os pesquisadores descobriram que as formigas estão concentradas nos trópicos, com florestas e desertos abrigando maiores quantidades e ambientes urbanos com menos. Os polos estão particularmente livres desses insetos.

Formigas são importantes agentes para o ecossistema

Apesar de soar insensato despender tempo e dinheiro sobre esse assunto, a equipe que perpetrou o estudo alega que as formigas desempenham um papel muito grande em seus ecossistemas, por isso compreender sua distribuição e como elas podem ser afetadas pelas mudanças climáticas é muito importante.

O coautor do estudo Patrick Schultheiss declarou que “esses insetos são responsáveis por movimentar até 13 toneladas de massa do solo por ano. Isso comprova que há uma grande influência deles na manutenção do ciclo de nutrientes e sementes vegetais”.