Uma minhoca com surpreendentes um metro de comprimento foi encontrada por uma criança de nove anos no quintal da casa de sua família, em Christchurch, na Nova Zelândia. O jovem Barnaby Domingan estava brincando quando viu o animal próximo do leito do rio.

Segundo a declaração da criança à Rádio Nova Zelândia (RNZ), a minhoca, que chegou a ser apelidada de “Fred Morto”, já estava, como o próprio apelido sugere, morta, no momento em que ele a encontrou. “Eu não podia acreditar nos meus olhos”, disse Barnaby.

publicidade

Leia mais:

A mãe de Domigan, Jo, disse à RNZ que o filho ficou “muito feliz” ao se deparar com um anelídeo portador daqueles dimensões, que para ela, parecia um “verme desagradável e um pouco inchado”. Ela conta que se sentiu aliviada por estar no trabalho, no momento em que Fred Morto foi encontrado.

publicidade
minhoca-encontrada-nova-zelandia
Imagem: Barnaby Domigan com a minhoca gigante. Créditos: Chris Domigan/Stuff

Jo confirma que o terreno da casa já havia sido colonizado por outros bichos com dimensões assustadoras, mas que nada chegou próximo do tamanho da minhoca que ela caracteriza como “ultrajante”.

O curador da coleção de pesquisa de entomologia da Universidade Lincoln, na Nova Zelândia, John Marris, contou que é provável que o animal seja uma espécie nativa de minhoca. Além disso, ele destaca o quão incomum é “encontrar uma minhoca gigante em um jardim”, já que esse tipo de criatura prefere viver em áreas imperturbáveis, como as florestas.

publicidade

Os especialistas ainda não conseguiram definir a espécie exata da minhoca encontrada por Domigan. O menino tentou abrigar a criatura, mas o pai dele não permitiu. “Tentei convencer meu pai a mantê-lo em um saco plástico, mas ele não estava realmente nessa ideia”, declarou o garoto. Pouco após tirar a fotografia, a minhoca havia sumido.

A maior minhoca da Nova Zelândia

Atualmente há mais de 200 espécies de minhocas conhecidas na Nova Zelândia, a maior delas é uma criatura raramente vista chamada de “verme de Auckland do Norte” (Anisochaeta gigantea), que pode atingir até cinco metros de comprimento.

publicidade

Esses invertebrados são considerados os mais importantes decompositores de matéria orgânica, pois ajudam a melhorar a saúde e qualidade do solo, ao promover aeração (graças aos buracos que elas criam) e a reciclagem de nutrientes.

A maior minhoca do mundo é a “gigante de Gippsland da Austrália” (Megascolides australis), que tem cerca de seis metros de comprimento. O animal está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), pois corre sério risco de extinção, devido às diversas ameaças promovidas, principalmente, pela atuação humana, como toxinas, perturbação ao seu habitat e mudanças na hidrologia, capazes de causar inundações ou o ressecamento do solo.

Reprodução/YouTube

Via: Smithsonian

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!