O presidente russo Vladimir Putin voltou a fazer ameaças envolvendo um possível ataque nuclear contra a Ucrânia. Em um pronunciamento na TV estatal nesta quarta-feira (21), o mandatário anunciou ainda uma “mobilização parcial” dos russos reservistas em idade para combaterem.

No discurso, um dos mais incisivos desde o começo do conflito, que Putin se recusa a chamar de guerra, o presidente russo disse que vai usar “todos os meios” necessários para a defesa do país e completou: “isto não é um blefe”. A mobilização deve envolver cerca de 300 mil reservistas.

publicidade

“Chantagem nuclear tem sido usada, e não estamos falando apenas do bombardeio da usina de Zaporíjia. Mas também de pronunciamentos de altos representantes da Otan sobre a possibilidade de usarem armas de destruição em massa contra a Rússia. Utilizaremos todos os meios à nossa disposição para proteger a Rússia e nosso povo. Isto não é um blefe.”, declarou Putin.

O presidente russo mencionou o bombardeio contra a usina de Zaporíjia, a maior central nuclear da Europa, que colocou o mundo em alerta. Os sucessivos ataques ocorridos no local teriam causado danos em uma linha de energia, levando ao desligamento de vários transformadores do reator número 6.

publicidade

Ameaça nuclear vem em momento difícil para os russos

O forte pronunciamento vem durante um momento de revés dos russos na guerra. Na última semana, uma ofensiva relâmpago das forças ucranianas retomou parte dos territórios conquistados pelos invasores e gerou críticas contra Putin por uma suposta falta de ações mais efetivas na guerra.

Leia mais:

publicidade

Desde o começo do conflito, o presidente russo se recusa a classificar a invasão como guerra, o que dificulta para o país mobilizar reservistas. Com a nova declaração de Putin, o status parece estar começando a mudar. O governo também pretende fazer referendos nos territórios conquistados até o momento para que sejam anexados à Rússia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!