Em junho deste ano, um executivo do Google admitiu que o TikTok estava ultrapassando seu principal negócio de busca, especialmente entre os usuários mais jovens. Mas, de acordo com um novo estudo do Pew Research Center, não é só para isso que o TikTok está sendo usado agora. 

Segundo um relatório que examinou o uso das redes sociais entre os norte-americanos para ter acesso às notícias, 33% dos usuários do TikTok dizem receber suas notícias regularmente pelo aplicativo, em 2020, apenas 22% diziam se informar pela plataforma.

Leia mais:

Ao mesmo passo que o TikTok vem crescendo continuamente, quase todas as outras redes sociais tiveram quedas seguindo a mesma métrica. Um dos exemplos é o Facebook, há dois anos 54% de seus usuários diziam receber notícias regularmente, agora este número caiu para 44%.

publicidade

Esses dados mostram que o TikTok já deixou de ser apenas uma plataforma de entretenimento com dublagens, danças ou conteúdo de comédia e que agora, para muitos, se tornou uma mídia à qual recorrem para saber das novidades do mundo.

Se o TikTok se tornar uma das principais “fontes” que os jovens dos Estados Unidos ficam por dentro das notícias e dos eventos atuais, o aplicativo poderia se tornar um canal para potências estrangeiras influenciarem as crenças desses usuários apenas fazendo ajustes sutis no algoritmo, e isso é o que mais preocupa a segurança nacional dos EUA.

tiktok
tiktok Crédito: Getty Images

Por enquanto, o TikTok ainda não ultrapassou o Facebook, que se mantém sendo a principal fonte de consumo de notícias entre as redes sociais.

Ao se tratar dos adultos dos Estados Unidos, a pesquisa do Pew Research Center descobriu que 31% dizem receber notícias regularmente do Facebook, seguido de 25% do YouTube, 14% do Twitter e 13% do Instagram.

Em relação aos adultos receberem notícias através do TikTok, a plataforma ficou em 5° lugar nesse ranking, com apenas 10%.

Confira o ranking de consumo de notícias dos adultos norte-americanos:

  1. Facebook (31%);
  2. YouTube (25%);
  3. Twitter (14%);
  4. Instagram (13%);
  5. TikTok (10%);
  6. LinkedIn (4%);
  7. Snapchat (4%);
  8. Nextdoor (4%);
  9. WhatsApp (3%);
  10. Twitch (1%).

Além disso, o centro de pesquisa apoiou a afirmação de que o Google estava perdendo forças para o TikTok e outras redes sociais. Foi observado que a porcentagem de adultos norte-americanos que recebem as notícias através de uma busca na web caiu de 23% em 2020 para 18% em 2022.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!