Em junho deste ano, um executivo do Google admitiu que o TikTok estava ultrapassando seu principal negócio de busca, especialmente entre os usuários mais jovens. Mas, de acordo com um novo estudo do Pew Research Center, não é só para isso que o TikTok está sendo usado agora.
Segundo um relatório que examinou o uso das redes sociais entre os norte-americanos para ter acesso às notícias, 33% dos usuários do TikTok dizem receber suas notícias regularmente pelo aplicativo, em 2020, apenas 22% diziam se informar pela plataforma.
Leia mais:
- Twitch vai proibir transmissão de jogos de azar
- WhatsApp fecha nova parceria para expandir vendas por chat
- Instagram pode utilizar tecnologia da Apple para identificar nudes na DM
Ao mesmo passo que o TikTok vem crescendo continuamente, quase todas as outras redes sociais tiveram quedas seguindo a mesma métrica. Um dos exemplos é o Facebook, há dois anos 54% de seus usuários diziam receber notícias regularmente, agora este número caiu para 44%.
Esses dados mostram que o TikTok já deixou de ser apenas uma plataforma de entretenimento com dublagens, danças ou conteúdo de comédia e que agora, para muitos, se tornou uma mídia à qual recorrem para saber das novidades do mundo.
Se o TikTok se tornar uma das principais “fontes” que os jovens dos Estados Unidos ficam por dentro das notícias e dos eventos atuais, o aplicativo poderia se tornar um canal para potências estrangeiras influenciarem as crenças desses usuários apenas fazendo ajustes sutis no algoritmo, e isso é o que mais preocupa a segurança nacional dos EUA.

Por enquanto, o TikTok ainda não ultrapassou o Facebook, que se mantém sendo a principal fonte de consumo de notícias entre as redes sociais.
Ao se tratar dos adultos dos Estados Unidos, a pesquisa do Pew Research Center descobriu que 31% dizem receber notícias regularmente do Facebook, seguido de 25% do YouTube, 14% do Twitter e 13% do Instagram.
Em relação aos adultos receberem notícias através do TikTok, a plataforma ficou em 5° lugar nesse ranking, com apenas 10%.
Confira o ranking de consumo de notícias dos adultos norte-americanos:
- Facebook (31%);
- YouTube (25%);
- Twitter (14%);
- Instagram (13%);
- TikTok (10%);
- LinkedIn (4%);
- Snapchat (4%);
- Nextdoor (4%);
- WhatsApp (3%);
- Twitch (1%).
Além disso, o centro de pesquisa apoiou a afirmação de que o Google estava perdendo forças para o TikTok e outras redes sociais. Foi observado que a porcentagem de adultos norte-americanos que recebem as notícias através de uma busca na web caiu de 23% em 2020 para 18% em 2022.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!