TSE alerta para golpe de mensagens falsas sobre título de eleitor cancelado

Na última quarta-feira (21), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou um alerta sobre mensagens falsas que estão sendo enviadas por WhatsApp, Telegram, e-mail e SMS que informam que o título de eleitor do usuário está cancelado provisoriamente.
William Schendes
William Schendes, editado por Acsa Gomes 22/09/2022 22:00, atualizada em 26/09/2022 14:21

Na última quarta-feira (21), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou um alerta sobre mensagens falsas que estão sendo enviadas por WhatsApp, Telegram, e-mail e SMS que informam que o título de eleitor do usuário está provisoriamente cancelado.

Continua após a publicidade

De acordo com os usuários que receberam a notificação fraudulenta, a mensagem vem com um link para que o eleitor possa regularizar sua situação eleitoral, necessitando apenas informar dados pessoais.

O TSE informa que essa mensagem é falsa, e alerta que a Justiça Eleitoral não comunica sobre cancelamentos de títulos de eleitor ou irregularidades cadastrais por mensagens via SMS, e-mail ou qualquer rede social. 

Leia mais:

As situações em que o TSE envia mensagens eletrônicas são especificamente para convocação de mesários e processos judiciais. 

Para tirar dúvidas sobre a situação do cadastro eleitoral, o TSE orienta entrar em contato com a Justiça Eleitoral ou fazer uma consulta no portal do TSE por meio da seção “Autoatendimento do Eleitor”, que terá informações completas sobre a situação do título, validação de documentos, consulta sobre local de votação, etc.

Outra orientação é verificar se o site que as mensagens direcionam são realmente da Justiça Eleitoral. Para saber se o site é legítimo, o usuário deve verificar se o endereço tem o sufixo “.jus.br”.

Comunicados falsos não são novidade

O TSE afirma que é frequentemente procurado para relatos de mensagens como esta sobre o cancelamento do título de eleitor.

“O teor dos comunicados não varia muito: sempre há a informação de uma pretensa irregularidade cadastral junto à Justiça Eleitoral que pode causar, se já não causou, o cancelamento do título de eleitor. Em seguida, a pessoa que recebeu a mensagem é induzida a entrar em algum site para ‘regularizar’ essa pendência, desde que informe dados como o CPF, por exemplo. Todas essas mensagens são maliciosas e visam capturar informações para aplicar golpes.”, explica o TSE.

Via TSE

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

William Schendes
William Schendes

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Acsa Gomes
Acsa Gomes

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email