Nesta terça-feira (20), a Forbes divulgou que o TikTok faz uso de um sistema de moderação de duas camadas que oferece um tratamento especial para os influenciadores, celebridades e outras pessoas que possuam mais de 5 milhões de seguidores.

Para garantir a proteção desses criadores de conteúdo com milhões de seguidores, foi criado uma ferramenta interna do aplicativo: o “rótulos de criador”. Esse recurso serve para encaminhar essas pessoas para uma fila exclusiva de moderação que possui critérios específicos e separados dos usuários comuns.

publicidade

Leia mais:

Segundo informações da Forbes, um funcionário da Trust and Safety – iniciativa do TikTok – disse durante a reunião que eles não querem “tratar esses usuários como quaisquer outras contas”. Esse tratamento especial vai em sentido contrário ao que é descrito nas Diretrizes da Comunidade do aplicativo, que segundo elas, essa prática deveria se aplicar a todos.

publicidade

O que diz o TikTok?

Jamie Favazza, uma porta-voz da empresa, negou à Forbes que existam essas filas de moderação exclusivas e que se separam a partir do número de seguidores do perfil.

Mesmo que o TikTok tenha negado, essa prática é muito comum entre as empresas de redes sociais, tanto é que em 2021 o Wall Street Journal revelou que a Meta contornava o sistema XCheck e oferecia esse tratamento diferenciado ao usuários que possuíam um número de seguidores extremamente alto.

publicidade
tiktok
tiktok Crédito: Getty Images

TikTok ganha botão de deslike; entenda como funciona

Nesta sexta-feira (23), o TikTok divulgou um lançamento de um novo recurso que permite que os usuários votem negativamente nos comentários (o famoso deslike).

O botão de ‘deslike’ ficará ao lado do de curtidas em comentários individuais em vídeos e possuirá um ícone de polegar para baixo – padrão de redes sociais – no qual os usuários podem clicar.

publicidade

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!