Um estudo da University College de Londres (UCL), no Reino Unido, apontou que pessoas que usam lentes de contato reutilizáveis têm quase quatro vezes mais chances de desenvolver ceratite, uma infecção ocular rara, mas extremamente grave, podendo causar a perda da visão

Publicado na revista científica Ophthalmology, o estudo comparou as lentes reutilizáveis com as descartáveis diárias – que duram, geralmente, em torno de 15 dias. O artigo revelou ainda que, além dos fatores de higiene, outras situações podem agravar o risco de ter a doença, como dormir com as lentes ou usar durante o banho, o que entra no âmbito de conscientização das pessoas que usam o dispositivo.

Imagem: shutterstock/ViDI Studio

“Nos últimos anos, vimos um aumento da ceratite por Acanthamoeba no Reino Unido e na Europa e, embora a infecção ainda seja rara, é evitável e merece uma resposta de saúde pública. As lentes de contato geralmente são muito seguras, mas estão associadas a um pequeno risco de ceratite microbiana, mais comumente causada por bactérias, e que é a única complicação de seu uso que ameaça a visão. Dado que cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo usam lentes de contato, é importante que as pessoas saibam como minimizar seus riscos de desenvolver ceratite”, explicou o autor do estudo e professor do instituto de oftalmologia da universidade britânica, John Dart, em comunicado. 

Segundo levantamento da pesquisa, que foi divulgada pelo O Globo, um quarto dos pacientes com ceratite perdem mais de 75% da capacidade de enxergar mesmo após o tratamento, que é longo e depende do tipo do agente causador. A mesma proporção acaba precisando de um transplante de córnea para conseguir restaurar a visão. 

publicidade

Conforme o resultado do estudo, que observou pessoas com e sem a infecção, os que usavam lentes reutilizáveis tinham 3,8 vezes mais chances de desenvolver o quadro, quando comparados com os que usavam lentes descartáveis diárias. Já tomar banho com as lentes aumentou em 3,3 vezes o risco. Dormir com elas elevou ainda mais: para 3,9. 

Leia mais! 

“Estudos anteriores associaram a doença ao uso de lentes de contato em banheiras de hidromassagem, piscinas ou lagos, e aqui adicionamos chuveiros a essa lista, enfatizando que a exposição a qualquer água ao usar lentes deve ser evitada. Piscinas públicas e autoridades costeiras podem ajudar a reduzir esse risco, desaconselhando nadar com lentes de contato”, destacou a também autora do estudo e professora da UCL, Nicole Carnt. 

Por outro lado, os cientistas ressaltaram que o quadro é raro; um a cada 20 mil usuários de lentes desenvolvem a doença. Cerca de 90% dos casos relacionados a ceratite microbiana são evitáveis. 

O que é ceratite? 

A ceratite é o nome dado a uma inflamação da córnea, a camada protetora do olho. Chamada também de ceratomalacia (ou queratite), a infecção pode ser causada tanto por bactérias, como fungos e vírus. Há também casos que ocorrem a partir de traumas, como lesões na região, ou exposição a substâncias que irritem os olhos, como o uso de alguns colírios. Doenças autoimunes também estão relacionadas.  

A condição inflama o tecido transparente na parte frontal e pode afetar apenas um ou os dois olhos. Quando não tratada, a ceratite pode evoluir para úlcera de córnea, edema da córnea ou redução permanente ou temporária da visão. 

No caso do estudo, o agente causador dos casos analisados é a Acanthamoeba, uma ameba (considerada também um protozoário). Ela é encontrada em todos os ambientes, mas principalmente em água doce e terra úmida. 

Imagem: shutterstock

Uso lentes de contato, como evito a ceratite? 

Quem usa lentes de contato sabe muito bem os cuidados que o produto exige, afinal, o material terá contato com seu olho, sendo quase que óbvio se atentar para a higiene da lente, da água onde ela se hidrata, e também das suas mãos na hora do manejo.  

Os pesquisadores ressaltam, contudo, que um acompanhamento médico também é importante. Ou seja, não é só comprar as lentes e nunca mais voltar ao consultório; análises adicionais concluíram que consultas ao oftalmologista reduziram o risco de desenvolver ceratite, além disso, entre 30% e 62% dos casos da doença podem ser prevenidos se as pessoas apenas trocarem as lentes reutilizáveis pelas descartáveis – algo que é importante ter a orientação de um médico.  

“A embalagem das lentes de contato deve incluir informações sobre a segurança das lentes e prevenção de riscos, mesmo que seja simples como adesivos de ‘sem água’ em cada estojo, principalmente porque muitas pessoas compram suas lentes online sem falar com um profissional de saúde. As medidas básicas de higiene das lentes de contato podem ajudar bastante a evitar infecções, como lavar e secar bem as mãos antes de colocar as lentes”, adicionou a professora Carnt. 

Entre os sintomas de ceratite estão: vermelhidão nos olhos, sensação de areia, visão embaçada, fotofobia (sensibilidade à luz), lágrimas em excesso e irritação. Ao sinal de qualquer um dos sintomas ou outros incômodos, procure ajuda médica.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!