Artemis 1: NASA adia lançamento da missão por causa de tempestade tropical

Acsa Gomes25/09/2022 08h45, atualizada em 23/10/2022 15h27
SLS_Pad
O nascer do sol ilumina o Sistema de Lançamento Espacial e a espaçonave Orion que serão usados na Artemis I, na Plataforma de Lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, em 21 de março de 2022. O SLS e o Orion no topo do lançador móvel foram levados até a plataforma em um veículo de transporte para um teste de pré-lançamento chamado ensaio molhado. Artemis I será o primeiro teste integrado da nave espacial SLS e Orion. Em missões posteriores, a NASA pousará a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na superfície da Lua, abrindo caminho para uma presença lunar de longo prazo e servindo como um trampolim no caminho para Marte. Créditos: NASA/Ben Smegelsky
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A NASA anunciou que vai adiar, pela 3º vez, o lançamento da Artemis 1. A agência norte-americana explicou, neste sábado (24), que por causa da tempestade tropical Ian terá que alterar o calendário da missão.

O lançamento estava previsto para a próxima terça-feira (27), no entanto o fenômeno climático que está avançando pelo Caribe deve se intensificar em um poderoso furacão nos próximos dias e atingir a Flórida, onde fica o Centro Espacial Kennedy.

“A agência está adotando uma abordagem passo a passo em seu processo de tomada de decisão para permitir que a agência proteja seus funcionários, concluindo um teste seguro a tempo de atender às necessidades de suas famílias, além de proteger a opção de avançar com outro lançamento se as previsões meteorológicas melhorarem”, informou a agência em um comunicado.

Leia mais:

Os membros da equipe da NASA estão monitorando o clima junto com o Centro Nacional de Furacões dos EUA para decidir o que fazer para evitar possíveis danos ao foguete SLS. Uma das alternativas da agência espacial é protegê-lo no Edifício de Montagem de Veículos. Caso a equipe resolva “guardar” o foguete dentro do prédio, o processo deve começar a ser realizado no fim da noite deste domingo (25) ou no início da segunda-feira (26).

Adiamentos

A Nasa já havia tentado realizar o lançamento no dia 29 de agosto, mas foi cancelado por alguns problemas técnicos, entre eles uma falha no resfriamento de um dos motores e na válvula de ventilação no intertanque. E no início do mês, 3 de setembro, a missão também teve que ser adiada por causa de um vazamento de hidrogênio líquido na cavidade de desconexão rápida que alimenta o foguete.

Entenda a missão

A missão Artemis 1 será um voo não tripulado da cápsula Orion ao redor do nosso satélite natural. Ela será lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, no topo do megafoguete Space Launch System (SLS).

Se bem-sucedida, a missão vai abrir portas para que a Artemis 2 leve astronautas para orbitar a Lua em 2024. E posteriormente, em 2025 ou 2026, durante a Artemis 3, dar a oportunidade aos humanos de pisar no solo lunar novamente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Ícone tagsTags: