A NASA anunciou que vai adiar, pela 3º vez, o lançamento da Artemis 1. A agência norte-americana explicou, neste sábado (24), que por causa da tempestade tropical Ian terá que alterar o calendário da missão.

O lançamento estava previsto para a próxima terça-feira (27), no entanto o fenômeno climático que está avançando pelo Caribe deve se intensificar em um poderoso furacão nos próximos dias e atingir a Flórida, onde fica o Centro Espacial Kennedy.

publicidade

“A agência está adotando uma abordagem passo a passo em seu processo de tomada de decisão para permitir que a agência proteja seus funcionários, concluindo um teste seguro a tempo de atender às necessidades de suas famílias, além de proteger a opção de avançar com outro lançamento se as previsões meteorológicas melhorarem”, informou a agência em um comunicado.

Leia mais:

publicidade

Os membros da equipe da NASA estão monitorando o clima junto com o Centro Nacional de Furacões dos EUA para decidir o que fazer para evitar possíveis danos ao foguete SLS. Uma das alternativas da agência espacial é protegê-lo no Edifício de Montagem de Veículos. Caso a equipe resolva “guardar” o foguete dentro do prédio, o processo deve começar a ser realizado no fim da noite deste domingo (25) ou no início da segunda-feira (26).

Adiamentos

A Nasa já havia tentado realizar o lançamento no dia 29 de agosto, mas foi cancelado por alguns problemas técnicos, entre eles uma falha no resfriamento de um dos motores e na válvula de ventilação no intertanque. E no início do mês, 3 de setembro, a missão também teve que ser adiada por causa de um vazamento de hidrogênio líquido na cavidade de desconexão rápida que alimenta o foguete.

publicidade

Entenda a missão

A missão Artemis 1 será um voo não tripulado da cápsula Orion ao redor do nosso satélite natural. Ela será lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, no topo do megafoguete Space Launch System (SLS).

Se bem-sucedida, a missão vai abrir portas para que a Artemis 2 leve astronautas para orbitar a Lua em 2024. E posteriormente, em 2025 ou 2026, durante a Artemis 3, dar a oportunidade aos humanos de pisar no solo lunar novamente.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!