Criatura conhecida como demônio com chifres de nogueira está se espalhando pelos EUA

Flavia Correia26/09/2022 20h37
Citheronia-regalis
Imagem: Liz Weber - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Entre os meses de julho e outubro, fim do verão e início do outono no hemisfério norte, o sudeste dos EUA é anualmente tomado por centenas de lagartas conhecidas como “demônio com chifres de nogueira”. Essa estranha criatura é a larva da mariposa real, um dos maiores insetos voadores do mundo.

As lagartas de Citheronia regalis passam cerca de 35 dias se alimentando antes de descer das árvores para depositar ovos no solo e, no início do verão, se tornar mariposas. Imagem: Cosmin Manci – Shutterstock

Nesta época do ano, depois de passar cerca de 35 dias devorando as copas das árvores, as lagartas descem para depositar seus ovos em uma câmara de barro cavada no chão das florestas decíduas, um bioma caracterizado por árvores caducifólias, como as faias, as nogueiras e os carvalhos.

Diferentemente de outras mariposas e borboletas, as Citheronia regalis, nome científico desta espécie, não passam pela fase de casulo. As pupas permanecem no solo durante todo o inverno até que as mariposas adultas estejam prontas para emergir no início do verão.

Mariposa real, a forma adulta da Citheronia regalis. Imagem: Nature’s Charm – Shutterstock

Elas podem atingir até 14 cm de comprimento, e sua aparência é realmente impressionante: o corpo verde azulado, todo espinhoso, com grandes “chifres” laranjas e duas manchas pretas na cabeça.

Sua coloração chamativa é apropriada para afastar qualquer predador, como jaquetas amarelas (um tipo de vespa comum nos EUA) e pássaros. De acordo com a Divisão de Pesca Silvestre e de Água Doce do Alabama, quando perturbadas, essas criaturas  jogam seus corpos de um lado para o outro como lagartixas se contorcendo.

Leia mais:

https://www.facebook.com/alabamawildlifeandfreshwaterfisheries/posts/pfbid0jjyvA55wCxtmT9rvaALJN4c1LtfHcZhdicD3udZ8kPWseMxusmcTggqSYJyK3FN9l

Embora assustadores, esses “demoninhos” não oferecem perigo. “Se você encontrar um, não se preocupe, seu corpo espinhoso é inofensivo”, garantiu a entidade em um post no Facebook.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.