Pesquisa aponta que 43% dos jogadores no Brasil gastam dinheiro em conteúdo extra

Por Luann Motta Carvalho, editado por Lyncon Pradella 26/09/2022 13h49
games-jogos-brasileiros-jogadores
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma pesquisa da consultoria Newzoo trouxe alguns pontos sobre a comunidade gamer no Brasil e a relação apaixonada dos brasileiros com os jogos. Segundo o levantamento, o país é o quinto maior mercado global de jogadores, com 101 milhões de gamers ativos.

Por outro lado, um fator que chamou atenção na pesquisa da Newzoo foi sobre os gastos de quase metade desses jogadores ativos. De acordo com o relatório, 43% dos consumidores brasileiros gastam dinheiro nos sistemas internos dos jogos – cerca de 44 milhões entre os 101 milhões de jogadores no Brasil indicados anteriormente. O dado se refere ao período entre março e setembro deste ano.

Imagem: Reprodução/Pexels
Imagem: Reprodução/Pexels

O estudo aponta que uma das principais razões para os gastos é o desbloqueio de conteúdos extras, seguido da possibilidade de personalizar personagens em um game. Alguns consumidores indicam outros motivos para pagar valores extra, como a oportunidade de facilitar as experiências dos jogos, se divertir com familiares ou amigos e acessar outras assinaturas.

Além disso, a Newzoo também revelou dados sobre a receita gerada no Brasil envolvendo games. Segundo a pesquisa, o país é 10° maior mercado do mundo, com US$ 2,7 bilhões (cerca de R$ 14,2 bilhões) comercializados apenas em 2022.

Leia mais:

Nesse contexto, o levantamento procurou identificar qual seria a plataforma mais utilizada pelos brasileiros para acessar os games. A Newzoo apontou, sem surpresas, que os smartphones lideram a área e são responsáveis por trazer 60% dos jogadores no Brasil. Enquanto isso, os consoles e PCS representam 30% e 31% respectivamente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Luann Motta Carvalho é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e atua profissionalmente na área desde 2020. Atualmente é redator da editoria de Internet e Redes Sociais.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.