Uma pesquisa da consultoria Newzoo trouxe alguns pontos sobre a comunidade gamer no Brasil e a relação apaixonada dos brasileiros com os jogos. Segundo o levantamento, o país é o quinto maior mercado global de jogadores, com 101 milhões de gamers ativos.

Por outro lado, um fator que chamou atenção na pesquisa da Newzoo foi sobre os gastos de quase metade desses jogadores ativos. De acordo com o relatório, 43% dos consumidores brasileiros gastam dinheiro nos sistemas internos dos jogos – cerca de 44 milhões entre os 101 milhões de jogadores no Brasil indicados anteriormente. O dado se refere ao período entre março e setembro deste ano.

publicidade
Imagem: Reprodução/Pexels
Imagem: Reprodução/Pexels

O estudo aponta que uma das principais razões para os gastos é o desbloqueio de conteúdos extras, seguido da possibilidade de personalizar personagens em um game. Alguns consumidores indicam outros motivos para pagar valores extra, como a oportunidade de facilitar as experiências dos jogos, se divertir com familiares ou amigos e acessar outras assinaturas.

Além disso, a Newzoo também revelou dados sobre a receita gerada no Brasil envolvendo games. Segundo a pesquisa, o país é 10° maior mercado do mundo, com US$ 2,7 bilhões (cerca de R$ 14,2 bilhões) comercializados apenas em 2022.

publicidade

Leia mais:

Nesse contexto, o levantamento procurou identificar qual seria a plataforma mais utilizada pelos brasileiros para acessar os games. A Newzoo apontou, sem surpresas, que os smartphones lideram a área e são responsáveis por trazer 60% dos jogadores no Brasil. Enquanto isso, os consoles e PCS representam 30% e 31% respectivamente.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!