Musk diz que ativará Starlink em meio a protestos no Irã

Em uma resposta ao tweet do secretário de Estado dos EUA, Elon Musk, disse que vai ativar o serviço de internet via satélite Starlink
Por Gabrielly Bento, editado por Adriano Camargo 26/09/2022 15h00
Musk diz que ativará Starlink em meio a protestos no Irã
Imagem: naratrip2/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em uma resposta ao tweet de Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, Elon Musk, CEO da SpaceX, informou que vai ativar o serviço de internet via satélite da empresa, a Starlink.

A resposta foi dada nesta segunda-feira (26), e o tweet dizia que os Estados Unidos tomaram medidas “para promover a liberdade na internet e o fluxo livre’ de informação” aos iranianos.

Leia mais:

O Departamento do Tesouro dos EUA divulgou na última sexta-feira (23) orientações para aumentar os serviços de internet disponíveis para os iranianos, apesar das sanções dos EUA ao país, em meio a protestos em todo o Irã após a morte de Mahsa Amini, uma mulher de 22 anos que estava sob custódia do país.

Os iranianos estão protestando contra a morte de Amini enquanto estava sob custódia policial depois de ser preso pela polícia de moralidade por usar “trajes inadequados”.

Musk ainda afirmou que a empresa queria fornecer o serviço de banda larga via satélite Starlink, já fornecido à Ucrânia para sua luta contra a invasão da Rússia, aos iranianos, e pediria uma exceção de sanções.

Musk diz que ativará Starlink em meio a protestos no Irã
Imagem: TippaPatt/Shutterstock

“Nosso entendimento da Starlink é que o que eles fornecem seria de nível comercial e seria hardware que não é coberto pela licença geral; então isso seria algo que eles precisariam escrever no Tesouro”, comentou um colaborador do Departamento aos repórteres.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA acrescentou que, se a SpaceX determinar que alguma atividade destinada aos iranianos requer uma licença específica, “o OFAC a acolheria e a priorizaria”.

“Da mesma forma, se a SpaceX determinar que sua atividade já está autorizada e tiver alguma dúvida, a OFAC também agradece esse envolvimento”, finalizou o porta-voz do Departamento de Estado.

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Gabrielly Bento é redator(a) no Olhar Digital

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.