Em uma resposta ao tweet de Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, Elon Musk, CEO da SpaceX, informou que vai ativar o serviço de internet via satélite da empresa, a Starlink.

A resposta foi dada nesta segunda-feira (26), e o tweet dizia que os Estados Unidos tomaram medidas “para promover a liberdade na internet e o fluxo livre’ de informação” aos iranianos.

publicidade

Leia mais:

O Departamento do Tesouro dos EUA divulgou na última sexta-feira (23) orientações para aumentar os serviços de internet disponíveis para os iranianos, apesar das sanções dos EUA ao país, em meio a protestos em todo o Irã após a morte de Mahsa Amini, uma mulher de 22 anos que estava sob custódia do país.

publicidade

Os iranianos estão protestando contra a morte de Amini enquanto estava sob custódia policial depois de ser preso pela polícia de moralidade por usar “trajes inadequados”.

Musk ainda afirmou que a empresa queria fornecer o serviço de banda larga via satélite Starlink, já fornecido à Ucrânia para sua luta contra a invasão da Rússia, aos iranianos, e pediria uma exceção de sanções.

publicidade
Musk diz que ativará Starlink em meio a protestos no Irã
Imagem: TippaPatt/Shutterstock

“Nosso entendimento da Starlink é que o que eles fornecem seria de nível comercial e seria hardware que não é coberto pela licença geral; então isso seria algo que eles precisariam escrever no Tesouro”, comentou um colaborador do Departamento aos repórteres.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA acrescentou que, se a SpaceX determinar que alguma atividade destinada aos iranianos requer uma licença específica, “o OFAC a acolheria e a priorizaria”.

publicidade

“Da mesma forma, se a SpaceX determinar que sua atividade já está autorizada e tiver alguma dúvida, a OFAC também agradece esse envolvimento”, finalizou o porta-voz do Departamento de Estado.

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!