Cloudflare anuncia solução de segurança Zero Trust para eSIM

A Cloudflare, rede de nuvem voltada para segurança e privacidade, anunciou o Zero Trust SIM, a solução apresenta recursos que garantem a proteção dos aparelhos corporativos e operadoras de serviço de dados.
Por William Schendes, editado por Adriano Camargo 26/09/2022 16h00
shutterstock_1485110189
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Cloudflare, rede na nuvem voltada para segurança e privacidade, anunciou o Zero Trust SIM, solução que apresenta recursos que garantem a proteção dos aparelhos corporativos e operadoras de serviço de dados.

Os serviços estão previstos para serem lançados inicialmente nos EUA nos próximos meses, e o preço ainda não foi divulgado.

O Zero Trust SIM foi desenvolvido para proteger os dados que o celular compartilha e funciona como eSIM que será implantado por meio do sistema operacional dos dispositivos, seja iOS ou Android. 

As medidas de segurança oferecidas são: conectividade VPN, validação de host e filtragem de DNS.

Leia mais:

Imagem: Pixabay

Em entrevista ao TechCrunch, John Graham-Cumming, CTO da Cloudflare, explicou como o Zero Trust SIM deve ter proteção mais eficaz que VPNs e outros recursos de segurança.

“O Zero Trust SIM fornece defesa em profundidade. Uma camada VPN é um desses componentes, mas não elimina a necessidade de ainda implantar conectividade celular em todos os seus dispositivos móveis hoje, e as VPNs tradicionais do ‘estilo AnyConnect’ não fazem nada para impedir que os invasores se movam lateralmente quando estão dentro do VPN”, explica o executivo.

Apesar do serviço utilizar eSIM para operar, Graham disse que a empresa pretende lançar futuramente cartões SIM físicos para o serviço. O CMO também informou que a CloudFlare tem a intenção de tornar o ZeroTrust SIM um serviço global e que já estão trabalhando para implementá-lo em diversos setores. 

“Embora estejamos no início do desenvolvimento aqui, já estamos trabalhando em iniciativas paralelas no espaço industrial da Internet das Coisas (IoT) (por exemplo, veículos, terminais de pagamento, contêineres, máquinas de venda automática). O Zero Trust SIM é, em si, uma peça fundamental de tecnologia que desbloqueia muitos novos casos de uso.”, disse Graham.

SIM e eSIM

A sigla SIM em inglês significa Subscriber Identity Module (módulo de identidade do assinante, em português). Esta é a forma usada pelas operadoras para identificação do usuário para permitir que ele utilize as redes pelas quais ele paga. Já o “e” de “eSIM” vem da palavra “embedded” (incorporado, em português).

O eSIM traz vantagens para o lado das empresas, também, afinal, com menos espaço interno guardado para a gavetinha do chip de celular, é possível abrir área útil para outros componentes, como uma bateria mais parruda, por exemplo. Também é possível afinar o aparelho ainda mais, se for esse o caminho preferido pela fabricante. Para isso, no entanto, mais operadoras precisam aderir à tecnologia. Por enquanto, apenas Claro, Vivo e TIM oferecem esse serviço no Brasil.

Outro ponto importante é a segurança, já que a “troca de SIM”, ou Sim Swap, é uma prática de crimes cibernéticos que envolve copiar o chip da vítima e invadir suas contas pessoais para buscar dados bancários.

Confira abaixo quais aparelhos já aceitam o eSIM

iPhone 14: apenas o eSIM (apenas na versão americana)

iPhone 13: pode ter até dois SIMs ativos — dois eSIMs ou um eSIM e um cartão nano-SIM físico

iPhone XR: pode ter um eSIM e um nano-SIM

iPhone XS: pode ter um eSIM e um nano-SIM

iPhone 11: pode ter um eSIM e um nano-SIM

iPhone 12: pode ter um eSIM e um nano-SIM

Samsung Galaxy S20: pode ter dois SIMs ativos, mas é preciso verificar as especificidades do modelo

Samsung Galaxy Z Flip: pode ter um eSIM e um nano-SIM

Samsung Galaxy Z Fold: pode ter um eSIM e um nano-SIM

Com informações de TechCrunch e Techzine

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.