O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) recebeu uma atualização visual para ficar mais intuitivo. Agora, o app se divide em quatro botões principais na tela inicial: Condutor; Veículos; Infrações e Educação.

Acessando a primeira opção, o motorista terá acesso aos seus dados pessoais e a CNH. Em veículos, estão os automóveis atrelados a um determinado CPF ou CNPJ e recursos como transferências e comunicação de venda.

Imagem: Serpro/Reprodução

A seção de infrações, como o nome sugere, permite visualizar e pagar multas online. Já o botão educação apresenta as regras de trânsito e campanhas vigentes.

Entre os benefícios da CDT estão os descontos de até 40% nas multas e a venda e transferência digital de veículos. Isso significa que uma pessoa física pode transferir o documento do carro pelo aplicativo, dispensando os custos e o deslocamento até o cartório. 

publicidade

Por fim, o aplicativo também permite quitar o Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) informando o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo e emitir uma via física do documento.

Cadastro de ‘bom motorista’

A nova versão da CDT foi apresentada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) junto ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNCP). O programa começa a valer dia 13 de outubro e oferecerá benefícios aos motoristas que não cometeram nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses.

O que é o RNCP?

O cadastro foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) a pedido do Ministério da Infraestrutura e contará com “recompensas” fiscais e tributárias.

Entre os exemplos, está a redução de taxas no aluguel de veículos e/ou contratação de seguros. Também é esperado, ainda que sem prazo definido, descontos em estacionamentos e pedágios.

Veja também:

Imagem principal: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!