Uma pesquisa feita pela Surfshark, empresa de cibersegurança holandesa, apontou que o Brasil possui uma internet seis vezes mais cara que a dos Estados Unidos. O país sul-americano ocupa a 81ª colocação, entre 117 países, no ranking que mensura o custo da internet banda larga.  

Os EUA, por exemplo, ocupam o 7° lugar na mesma lista. Um brasileiro que recebe um salário mínimo deve trabalhar, em média, 6h40 para contratar o plano de internet mais barato do país. Enquanto um norte-americano, nas mesmas condições, trabalha apenas 57 minutos para conquistar o mesmo serviço.  

publicidade

Leia também!

O primeiro lugar do ranking é ocupado pela Armênia, onde as pessoas precisam trabalhar apenas 18 minutos para conseguir contratar um plano de internet.  

publicidade

Já no ranking de internet móvel o Brasil fica em 71° lugar, um pouco melhor, mas ainda muito distante do que é possível se considerar aceitável e justo com a população brasileira, ficando abaixo da média global.

Para comparar o valor final, a Surfshark também analisa a qualidade da conexão, levando em consideração a segurança e infraestrutura do serviço. Neste caso, o Brasil está em 53° lugar na lista geral, ao isolar apenas a América do Sul, o país se encontra na quarta colocação, ficando atrás do Chile, Uruguai e Argentina.  

publicidade
Homem conectando um cabo de rede em um roteador de internet sem fio
Imagem: Proxima Studio/Shutterstock

Em outras categorias, como qualidade de conexão, o Brasil está em 33° lugar. No ranking de segurança, o país está em 78°, enquanto em infraestrutura ocupa a 62ª posição. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!