Não é segredo para ninguém que a inteligência artificial (IA) permite inúmeras possibilidades aos humanos. Há quem “transforme” adultos em crianças, há quem “crie” cores a partir de textos. O advogado e fotógrafo turco Alper Yesiltas não ficou de fora e está “reinventando” artistas falecidos.

Com a ajuda da IA, Yesiltas está permitindo aos fãs de personalidades, como Freddie Mercury, Amy Whinehouse e John Lennon visualizar como eles supostamente seriam fisicamente se estivessem vivos. Seu projeto se intitula “As if Nothing Happened” (“Como se Nada Tivesse Acontecido”) e, até o momento, foram dez artistas “ressuscitados” até o momento.

Leia mais:

O advogado e fotógrafo declarou em post no Boredpanda que seu projeto o deixa feliz. “Com o desenvolvimento da IA, fiquei empolgado por um tempo, pensando que ‘qualquer coisa imaginável pode ser mostrada na realidade’. Quando comecei a mexer com tecnologia, vi o que podia fazer e pensei no que me faria mais feliz. Eu queria ver algumas das pessoas que eu sentia falta de novo na minha frente e foi assim que esse projeto surgiu”, contou.

publicidade

Alper passou então a divulgar as imagens obtidas no processo em suas redes sociais, impressionando a todos com os resultados. “A parte mais difícil do processo criativo é fazer a imagem parecer ‘real’ para mim. O momento que mais gosto é quando acho que a imagem à minha frente parece muito realista como se tivesse sido tirada por um fotógrafo”, revelou.

Ele contou um pouco de como é seu processo de criação. “Estou usando vários programas de software. O tempo que leva para criar uma imagem totalmente acabada varia, mas diria que leva um tempo para uma imagem parecer ‘real’ para mim”, pontuou.

Vem mais por aí?

Os seguidores de Yesiltas querem muito novas recriações. “Há dez imagens até agora neste projeto. Quero estendê-lo, mas quero fazê-lo de forma seletiva, então o processo é um pouco lento para mim. Para projetos futuros, há várias coisas que imagino sobre a vida real usando a tecnologia de IA, como ‘Vida em 2050’ e ‘Museu Alternativo’, afirmou o artista.

Confira a seguir as recriações de Alper realizadas até agora:

Freddie Mercury (Imagem: Alper Yesiltas/Boredpanda)

Heath Ledger (Imagem: Alper Yesiltas/Boredpanda)

Janis Joplin (Imagem: Alper Yesiltas/Boredpanda)

Michael Jackson (Imagem: Alper Yesiltas/Boredpanda)

Kurt Cobain (Imagem: Alper Yesiltas/Boredpanda)

Jimi Hendrix (Imagem: Alper Yesiltas/Boredpanda)

John Lennon (Imagem: Alper Yesiltas/Boredpanda)

Bruce Lee (Imagem: Alper Yesiltas/Boredpanda)

Elvis Presley (Imagem: Alper Yesiltas/Boredpanda)

2pac (Imagem: Alper Yesiltas/Boredpanda)

Imagem destacada: Alper Yesiltas/Boredpanda

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!