A Volvo, empresa de automóveis, introduziu uma série de importantes recursos de segurança em seus veículos ao longo dos anos, incluindo o primeiro cinto de segurança de três pontos em 1959. 

Agora a empresa criou algo um pouco mais tecnológico, que está chamando de “primeiro sistema de radar interno do mundo para carros”. 

publicidade

Leia mais:

Preparado para estrear em seu próximo SUV elétrico EX90, o novo sistema de radar da Volvo foi projetado para monitorar a cabine e o porta-malas de um veículo, a fim de evitar que o carro seja trancado enquanto alguém ainda estiver dentro. 

publicidade

A ideia do projeto é evitar situações em que animais de estimação ou crianças possam ficar presos dentro de um automóvel em um dia quente, por exemplo. Assim, o motorista ficará recebendo lembretes no carro se ele detectar que ainda há alguém em seu interior ao ser trancado.

Além disso, o controle climático do veículo também pode ser configurado para permanecer ligado se um passageiro for detectado, reduzindo ainda mais o risco de insolação. 

publicidade

Ainda que a ideia de deixar um animal de estimação ou uma criança dentro de um carro em um dia quente seja inimaginável para a maioria das pessoas, já pudemos acompanhar diversos casos assim. 

Em comunicado para imprensa, a Volvo citou estatísticas dos EUA, onde mais de 900 crianças morreram tragicamente devido à hipertermia desde 1998. 

publicidade
Dois veículos da Volvo em uma estação de carregamento no Brasil

“Ninguém escolhe se distrair ou se cansar, mas sabemos que isso pode acontecer. Somos todos humanos e a distração é um fato da vida. Com a ajuda de tecnologia de ponta, vamos apoiá-lo quando você não estiver no seu melhor e ajudá-lo a evitar deixar membros da família ou animais de estimação para trás por acidente”, afirma Lotta Jakobsson, especialista técnica sênior da Volvo para prevenção de lesões.

A fim de cobrir o máximo possível do interior do EX90, a Volvo informou que usará diversos radares na parte superior do carro, lâmpadas de leitura no teto e no porta-malas que podem detectar movimentos “submilímetros”. 

Até o momento, não é possível saber em detalhes como o novo sistema de radar interno da Volvo realmente funciona até que o EX90 seja lançado oficialmente no dia 9 de novembro. Mas, sendo o novo recurso padrão no próximo EV da empresa, pode-se esperar encontrar sistemas semelhantes se tornando em equipamentos básicos em mais carros e marcas no futuro. 

Via: Engadget

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!