A Volvo, empresa de automóveis, introduziu uma série de importantes recursos de segurança em seus veículos ao longo dos anos, incluindo o primeiro cinto de segurança de três pontos em 1959.
Agora a empresa criou algo um pouco mais tecnológico, que está chamando de “primeiro sistema de radar interno do mundo para carros”.
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Preparado para estrear em seu próximo SUV elétrico EX90, o novo sistema de radar da Volvo foi projetado para monitorar a cabine e o porta-malas de um veículo, a fim de evitar que o carro seja trancado enquanto alguém ainda estiver dentro.
A ideia do projeto é evitar situações em que animais de estimação ou crianças possam ficar presos dentro de um automóvel em um dia quente, por exemplo. Assim, o motorista ficará recebendo lembretes no carro se ele detectar que ainda há alguém em seu interior ao ser trancado.
Além disso, o controle climático do veículo também pode ser configurado para permanecer ligado se um passageiro for detectado, reduzindo ainda mais o risco de insolação.
Ainda que a ideia de deixar um animal de estimação ou uma criança dentro de um carro em um dia quente seja inimaginável para a maioria das pessoas, já pudemos acompanhar diversos casos assim.
Em comunicado para imprensa, a Volvo citou estatísticas dos EUA, onde mais de 900 crianças morreram tragicamente devido à hipertermia desde 1998.
“Ninguém escolhe se distrair ou se cansar, mas sabemos que isso pode acontecer. Somos todos humanos e a distração é um fato da vida. Com a ajuda de tecnologia de ponta, vamos apoiá-lo quando você não estiver no seu melhor e ajudá-lo a evitar deixar membros da família ou animais de estimação para trás por acidente”, afirma Lotta Jakobsson, especialista técnica sênior da Volvo para prevenção de lesões.
A fim de cobrir o máximo possível do interior do EX90, a Volvo informou que usará diversos radares na parte superior do carro, lâmpadas de leitura no teto e no porta-malas que podem detectar movimentos “submilímetros”.
Até o momento, não é possível saber em detalhes como o novo sistema de radar interno da Volvo realmente funciona até que o EX90 seja lançado oficialmente no dia 9 de novembro. Mas, sendo o novo recurso padrão no próximo EV da empresa, pode-se esperar encontrar sistemas semelhantes se tornando em equipamentos básicos em mais carros e marcas no futuro.
Via: Engadget
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