Nesta semana noticiamos a chegada do OG App, uma plataforma que promete que usuários do Instagram poderão visualizar seus feeds sem anúncios ou publicações sugeridas. Porém, a App Store removeu o “novo Instagram” do seu catálogo de aplicativos.  

A decisão da Apple aconteceu logo após a Meta, dona do Instagram, anunciar que tomou “ações de execução” contra o OG App. No entanto, ainda não é possível saber se o banimento da nova plataforma foi causado pelo pedido da empresa de Mark Zuckerberg.  

publicidade

Leia também!

Segundo um comunicado emitido por um porta-voz da Meta, o OG viola as políticas da empresa e eles estão tomando todas medidas de fiscalização apropriadas. O executivo se recusou a comentar se a empresa entrou em contato com a Apple, mas lembrou que sites clones são proibidos.  

publicidade

“Um site clone é um site de terceiros que duplica, no todo ou em parte, o conteúdo de um site existente”, explica a gigante da tecnologia. Vale lembrar que o Instagram não possui uma API (Interface de Programação de Aplicação, na tradução da sigla) pública para que desenvolvedores criem suas próprias versões da rede social.  

E os próprios desenvolvedores do OG App relataram que fizeram uma “engenharia reversa” da API, o que parece ferir as políticas do Instagram. A Meta também refletiu sobre a segurança de seus usuários que acessem este novo app.  

publicidade
Logo do Instagram
Imagem: FP Creative Stock/Shutterstock

O que diz o OG App?  

Em uma publicação na conta oficial no Twitter do OG App, a empresa revelou que a Meta baniu permanentemente do Facebook e do Instagram todas as contas pessoais de funcionários da equipe.  

“A Meta tem a intenção de tomar medidas extraordinárias para nos reprimir e censurar simplesmente porque fizemos o certo por seus usuários”, informou.  

publicidade

Um dos fundadores do OG App, Hardik Patil, afirmou ao portal Engadget que não chegou a receber nenhum comunicado oficial da Meta. “Os usuários merecem o direito de controlar o que consomem, e a OG continuará defendendo e lutando por esse direito”, afirmou. 

Você ainda não sabe o que é o OG App? Clique aqui para entender como funciona a plataforma que ficou conhecida como “novo Instagram”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!