Um ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional do Colorado foi preso em flagrante pelo FBI acusado de vender informações confidenciais a um governo estrangeiro. A prisão foi divulgada nesta semana pelo Departamento de Justiça dos EUA.

Jareh Sebastian Dalke, o ex-funcionário da agência de segurança, foi preso em flagrante com um agente do FBI disfarçado que se passou por um representante da nação estrangeira. De acordo com o depoimento de prisão, a prisão de Dalke na quarta-feira (28) aconteceu por ele supostamente ter concordado em oferecer três documentos considerados confidenciais. 

publicidade

Leia mais:

FBI
(Imagem: Dzelat/Shutterstock)

Os documentos oferecidos por Dalke contém informações classificadas como “secretas” ou “ultrassecretas” e incluem: uma avaliação de ameaças do governo estrangeiro; um plano de atualização de um programa criptográfico de uma agência federal; uma avaliação de ameaças de capacidades de defesa sensíveis dos EUA; e um documento com relação a um “líder de governo estrangeiro”

publicidade

A interação entre o agente do FBI infiltrado com Dalke ocorreu por e-mail, no qual o acusado solicitou um pagamento de US$ 85 mil em criptomoeda. Nas mensagens, Dalke informou que tinha uma dívida de US$ 237 mil e que os pagamentos pelas informações que ele forneceria seriam “uma oportunidade de ajudar a equilibrar as balanças do mundo, e ao mesmo tempo, atender às próprias necessidades”.

Ao transmitir informações confidenciais a governos estrangeiros, Dalke está sendo acusado de cometer três violações à Lei de Espionagem americana. Esse tipo de acusação pode levar à prisão perpétua ou até a pena de morte.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!