Neste domingo (2) os brasileiros vão às urnas para escolher novos representantes, incluindo presidente, governadores, senadores e deputados (distritais, estaduais e federais). O voto no Brasil é obrigatório, mas, para quem não conseguiu comparecer às urnas, é possível justificar a ausência tanto pelo computador quanto pelo celular.

A votação será realizada em todo o território nacional simultaneamente. Diferentemente de pleitos anteriores, em que o fuso local era considerado, desta vez não haverá diferença de fusos. Neste ano em todo o Brasil as urnas estarão disponíveis das 8h às 17h do horário de Brasília. No Acre, por exemplo, isso significa que a votação iniciará às 6h e será encerrada às 15h. Confira mais informações sobre os horários no site oficial do TSE.

publicidade

Justificar o voto é fundamental para evitar multas e problemas com a Justiça Eleitoral no futuro, o que pode inclusive impedir a emissão de um passaporte, por exemplo. A justificativa é válida para quem não pôde comparecer à seção eleitoral por estar fora do domicílio eleitoral. Quem faltou por outro motivo precisa pagar uma multa à Justiça Eleitoral.

Leia mais:

publicidade

Existem duas maneiras de se justificar um voto pela internet: um é pelo navegador do computador, o outro pelo aplicativo e-Título disponível para celular. Confira os passos no tutorial abaixo:

Justificar voto pelo computador

  1. Clique aqui para ser redirecionado ao justifica.tse.jus.br, plataforma digital criada especialmente para justificar o seu voto pelo navegador;
  2. Em seguida, acesse ‘Iniciar requerimento de justificativa’;
  3. Preencha todo o formulário com informações como o Título Eleitoral, nome e data de nascimento. Por fim, selecione a caixa ‘Não sou um robô’ para prosseguir;
  4. Agora adicione seus dados pessoais como e-mail e telefone para contato no novo formulário;
  5. Depois de completar outros dados como turno e qual eleição não vai poder participar, descreva em detalhes o motivo de não poder comparecer no dia da votação.

É preciso anexar uma imagem ou documento que comprove sua justificativa.

publicidade
Como justificar o voto pelo site do TSE
Formulário de justificativa de voto pelo site do TSE Imagem: Reprodução/Olhar Digital

Por fim, basta clicar em ‘Enviar’ e aguardar a chegada de um e-mail confirmando seu número de protocolo. É importante guardar essa informação para acompanhar o andamento da solicitação.

É preciso fazer uma nova justificativa para cada turno. O prazo para o envio do formulário é de, no máximo, 60 dias contados a partir da data de votação. 

publicidade

Justificar voto pelo aplicativo e-Título para celulares

Também é possível utilizar o app oficial do Tribunal Superior Eleitoral para justificar o seu voto pelo celular. Antes de mais nada, é preciso que o título de eleitor já esteja cadastrado no sistema digital do TSE. Caso ainda não tenha adicionado o seu documento no banco de dados do aplicativo, o procedimento é relativamente simples:

  1. Baixe a última versão do e-Título disponível para Android ou iPhone;
  2. Preencha os campos necessários com os seus dados;
  3. Por fim, o sistema vai selecionar automaticamente algumas perguntas de segurança para confirmar a identidade do eleitor e vai pedir o cadastro de uma senha. Se chegou até aqui, seu documento foi cadastrado com sucesso. Agora vamos ao processo de justificativa.
  4. Ainda no e-Título, na tela principal, acesse ‘Mais opções’ no menu inferior e selecione ‘justificativa de ausência’;
  5. Em seguida, selecione qual eleição deseja justificar na lista gerada pelo app;
  6. Preencha o formulário com sua justificativa de ausência.
Aplicativo e-Título
Aplicativo e-Título permite justificar voto pelo celular. Imagem: Reprodução/Olhar Digital

Assim como na justificativa pelo site, é preciso adicionar um documento comprovando o motivo de ausência na seção antes de finalizar a solicitação.

A disponibilidade do recurso é uma forma segura e simples para ficar livre de multas caso não seja possível comparecer na sua seção nos dias de votação. Portanto, se este for o seu caso, ou de algum amigo ou familiar, vale a pena conferir essa função antes de ter que sair de casa apenas para justificar o seu voto.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!