Que as abelhas são muito importantes para a o meio ambiente e para a cadeia alimentar, todos sabemos. Que elas são muito inteligentes e organizadas, também.

Mas elas parecem estar se elevando a um novo patamar. Um vídeo de 2021, postado originalmente no Twitter, viralizou ao mostrar duas abelhas, supostamente, abrindo uma garrafa de refrigerante. E o interessante: A filmagem foi realizada em São Paulo.

publicidade

Leia mais:

Não é possível atestar a veracidade da filmagem, mas é interessante pensar que as abelhas podem fazer algo assim, já que elas têm habilidade matemática e reconhecimento de rostos, por exemplo.

publicidade

Internet se questiona

É claro que a comunidade online não deixou o feito passar e passou a questionar o quão inteligentes esses bichinhos são. Será mesmo que elas poderiam mesmo ter aberto uma garrafa?

publicidade

https://twitter.com/JeffreyMarlowe/status/1397136417197858820?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1397136417197858820%7Ctwgr%5E97dce56d6ca38439c93e6b0bdaa3f2ef416bc97a%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.sciencealert.com%2Funbelievable-video-shows-2-bees-working-together-to-open-a-soda-bottle

publicidade

Estudos

Inúmeros estudos realizados nas últimas décadas mostram, por exemplo, que as abelhas e as formigas carregam objetos bem mais pesados do que elas mesmas.

Além disso, especialistas, como Karl von Frish, indicam que os pequenos cérebros destes minúsculos animais possuem complexidade de conexões entre neurônios que podem ser mais importantes para suas performances cognitivas.

Em um estudo de 2017, abelhas foram treinadas para rolar uma bola em um gol para uma recompensa. Para pontuar, os insetos precisavam copiar os movimentos uns dos outros e aprender com seus erros, o que foram capazes de fazer com facilidade surpreendente.

“Tal ‘uso de ferramentas’ foi atribuído apenas a humanos, mas depois a primatas, ao lado de mamíferos marinhos e depois a pássaros”, escreveram os pesquisadores em 2017.

“Agora reconhecemos que muitas espécies têm a capacidade de imaginar como um determinado objeto pode ser usado para atingir um fim.”

Mesmo com seu pequeno circuito de neurônios, as abelhas podem ser capazes de muito mais do que pensávamos.

Com informações de Science Alert

Imagem destacada: MERCURY Studio/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!