Todo mundo já sabe que a internet é capaz de facilitar muito a vida de todos, e essa praticidade é buscada até mesmo por governos de todo o mundo, que podem usar a ferramenta para unificar seus dados e até seus serviços.  

No caso do Brasil, a ferramenta responsável por essa unificação é o Gov.br. A plataforma reúne quase todos os canais digitais do governo federal, além de também ser utilizada como recurso de entrada para todos os sites governamentais.  

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Por exemplo, se quiser acessar o site do INSS, o aplicativo da sua Carteira de Trabalho ou tantos outros apps e serviços mantidos pelo governo, você usará o login do Gov.br.  

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O serviço foi disponibilizado há cerca de três anos e, em julho de 2021, chegou a mais de 110 milhões de usuários cadastrados, mostrando que foi bem aceito e está realmente sendo utilizado pelos brasileiros.  

É importante ressaltar que, durante a pandemia da Covid-19, em que diversas agências de serviços públicos tiveram que fechar suas portas para o público para preservação da vida e diminuição da contaminação pela doença, o Gov.br se tornou uma alternativa para resolução de problemas, como, por exemplo, para a solicitação do auxílio emergencial.  

Quais os principais serviços do Gov.br?  

A plataforma já oferece mais de 4 mil serviços públicos digitais para o cidadão. O número representa cerca de 86% do total de 4,8 mil serviços oferecidos pelo governo federal.  Confira alguns dos principais serviços da plataforma:

  • Consulta de CPF;  
  • Recebimento de abono salarial;  
  • Consulta e solicitação a devolução de valores;  
  • Consulta de restituição do imposto de renda;  
  • Obtenção da carteira de trabalho,  
  • Emissão da certidão de regularidade fiscal;  
  • Assinatura eletrônica; 
  • Inscrição no INSS; 
  • Certificado Nacional de Vacinação Covid-19;  
  • Cadastro de Microempreendedor Individual (MEI); 
  • Emissão de passaporte.  

No entanto, é importante lembrar que o cadastro no Gov.br conta com três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. Os níveis foram definidos para proteger as informações dos clientes e impedir a solicitação de serviços por terceiras pessoas mal intencionadas.  

Nesta ilustração a página inicial do site gov.br é exibida na tela do computador
Imagem: rafapress/Shutterstock

Cada nível de segurança é baseado em um tipo de cadastro e dá acesso a diferentes informações e serviços. As contas cadastradas exclusivamente com informações do CPF ou do INSS são consideradas de nível bronze, já as contas validadas por biometria facial da carteira de motorista (CNH), dados bancários (internet banking ou banco credenciado) ou cadastro SIGEPE (servidores públicos) passam a ter nível prata de segurança. 

Por fim, as contas validadas pela biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com ICP-Brasil passa a ter nível ouro de segurança.  

Qualquer pessoa pode ter um cadastro?

Apesar da digitalização dos serviços governamentais ser de extrema importância para a sociedade, devemos sempre lembrar daqueles que ainda não possuem acesso a internet. No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 7,28 milhões de famílias não possuem conexão à rede em casa em 2021.  

O número representa cerca de 28,2 milhões de brasileiros com mais de 10 anos, sendo 3,6 milhões de estudantes. Também é importante pontuar que aproximadamente 28,7 milhões de pessoas não possuem telefone celular no Brasil, recurso que pode ser utilizado para aumentar o nível de segurança da conta Gov.br, por exemplo.  

Homem conectando um cabo de rede em um roteador de internet sem fio
Imagem: Proxima Studio/Shutterstock

Em esclarecimentos prestados ao Olhar Digital, uma representante do Ministério da Economia, órgão responsável pelo Gov.br, esclareceu que mesmo com a alta demanda de serviços digitais, eles ainda seguem sendo prestados presencialmente, assim como era feito antes da existência da plataforma de unificação, e as pessoas que ainda não possuem acesso a internet podem procurar os postos presenciais.

A porta-voz contou ainda que a identificação por telefone celular, por exemplo, pode ser uma forma de aumentar o nível de segurança, mas não é o único método e não é exigido para uso da plataforma. 

Como fazer cadastro no Gov.br?

  1. Acesse o site e vá em “criar conta” ou baixe o aplicativo oficial no celular; 
  2. Digite o CPF e clique em “continuar”; 
  3. Leia os termos apresentados, aceite e clique em “continuar”; 
  4. É necessário apresentar algumas informações para verificar que é você mesmo. Uma delas é a conta bancária. Mas se não quiser usar esse dado, vá em “Tentar de outra forma”; 
  5. O sistema vai pedir alguns dados como nascimento e nome da mãe para confirmar a veracidade do cadastro; 
  6. Depois de confirmar as informações, será enviado um código por e-mail ou SMS; 
  7. Pronto! Você poderá criar a senha e sua conta Gov.br foi criada.

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