Há algumas semanas, o jornalista David Pierce, do site The Verge, participou de um show de música do cantor Charlie Puthpor no metaverso pelo computador. O concerto aconteceu em Fortnite, na nova arena do State Farm Park que fica na área iHeartland da ilha do jogo.

Durante quase 30 minutos, David assistiu e ouviu Charlie Puth cantar suas músicas mais famosas, e ao mesmo tempo conseguiu sobrevoar a ilha, fazer parkour e jogar alguns minijogos disponíveis na iHeartLand do metaverso.

Leia mais:

Ao que parece, esta é a nova forma de presenciar um show de música no futuro, que alguns usuários do metaverso dizem ser mais interativo, imersivo e que acontece nos mais diversos espaços totalmente digitais.

publicidade

Os show digitais não são totalmente novidade, porém, foi por meio do show de Travis Scott no Fortnite, em 2020, que a indústria musical tomou ciência de plataformas como Fortnite, Minecraft e Roblox. Enquanto algumas pessoas e empresas ainda debatem sobre o que é, de fato, o metaverso, já ficou claro para outros que existe algo que funciona nessa realidade virtual e que agora trás mais acesso ao fãs de música ao redor do mundo todo.

Metaverso e as novas experiências digitais de comércio
Metaverso e as novas experiências digitais de comércio / Imagem: Thinkhubstudio (Shutterstock)

Metaverso e as novas experiências digitais de comércio

O termo “metaverso” surgiu pela primeira vez no livro de ficção científica chamado “Snow Crash”, do escritor Neal Stephenson, publicado em 1992. Em meados de setembro de 2021, o termo passou a ser muito discutido e tem ganhado cada vez mais espaço, mesmo parecendo algo ainda distante. A única certeza que temos é que esse novo universo virtual vai influenciar, não só as relações, mas, também diversas outras esferas do cotidiano.

No que tange ao comércio digital, esperamos novidades que transformarão ainda mais as experiências de compra online. O metacommerce, como é chamado o modelo de comércio deste novo universo, é a evolução de experiências digitais que já estão em vigor e em vertiginoso crescimento desde o início da pandemia, como o social selling e o live shopping, por exemplo. É uma grande transformação impulsionada, principalmente, pela democratização ao acesso à conexão 5G . Um sinal desta tendência está em alguns movimentos que grandes empresas e conglomerados de consumo estão criando para se beneficiar desta nova realidade.

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!