Nos próximos 300 milhões de anos, todos os continentes da Terra se chocarão e formarão novo supercontinente chamado Amasia, fechando o Oceano Pacífico no processo.

É o que indica novo estudo de pesquisadores da Universidade de Curtin, na Austrália, publicado na National Science Review, que traça o futuro geológico de médio prazo do nosso planeta.

Leia mais:

“Nos últimos dois bilhões de anos, os continentes da Terra colidiram para formar um supercontinente a cada 600 milhões de anos, conhecido como o ciclo do supercontinente”, disse o principal autor do estudo, Chuan Hung, em um comunicado à imprensa. “Isso significa que os continentes atuais devem se reunir novamente em algumas centenas de milhões de anos.”

publicidade

Para estabelecer um prazo, os pesquisadores usaram modelagem geodinâmica 4D das placas tectônicas da Terra, determinados a descobrir por que os supercontinentes anteriores se formaram de maneiras completamente diferentes.

Dessas maneiras, a introversão é um dos dois principais modelos e ocorre quando os continentes se fecham sobre um oceano interno que se formou quando o supercontinente anterior se separou.

No extremo oposto está a extroversão, que faz os continentes se fecharem sobre o externo, antigo superoceano.

Se esse pedaço de história rochosa pudesse ser esclarecido, os pesquisadores poderiam prever melhor a próxima reunião supercontinental.

O que os pesquisadores descobriram é que a força da litosfera oceânica determina qual forma de montagem ocorre e, a partir daí, concluíram que a extroversão será a responsável pelo próximo supercontinente.

Neste caso, o antigo superoceano é o Pacífico, anteriormente o superoceano Panthalassa muito maior que cercava Pangea, o supercontinente anterior.

“O novo supercontinente resultante já foi nomeado Amasia porque alguns acreditam que o Oceano Pacífico fechará (em oposição aos oceanos Atlântico e Índico) quando a América colidir com a Ásia”, disse Huang. “A Austrália também deve desempenhar papel neste importante evento da Terra, primeiro colidindo com a Ásia e depois conectando a América e a Ásia quando o Oceano Pacífico fechar.”

Se persistirem, são descobertas ​​que fornecem vislumbre do futuro do planeta. Mas ainda é apenas uma das muitas hipóteses sobre o deslocamento dos continentes, incluindo o modelo Pangea Proxima, que sugere que os oceanos Atlântico e Índico se fecharão.

Via The Bite

Imagem destacada: ManuMata/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!