Um time de pesquisadores da França e Alemanha publicou um artigo na renomada revista Science, em que afirmam ter encontrado evidências que sugerem que a composição da Terra mudou ao longo de seus primeiros anos, devido a erosão causada por colisão.

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Université Clermont Auvergne, em parceria com a Universität Bayreuth. Ali, o grupo descreveu seu estudo das quantidades de samário e neodímio em meteoritos e o que isto mostrou sobre os processos que levaram à composição atual da Terra.

Pesquisas anteriores sugeriram que os planetas se formam a partir de colisões de material em discos de acreção que se acumulam em torno de estrelas durante seus primeiros anos. Acredita-se que as características de tais colisões desempenhem um papel na composição dos planetas resultantes, como seu ângulo de inclinação.

Pesquisas anteriores também mostraram que a Terra tem um núcleo de ferro e níquel – ao redor do que é uma camada de silicato de ferro misturado com magnésio. A camada superior é descrita como uma camada de silicato.

Além disso, pesquisas anteriores descobriram um mistério: qual o motivo de a crosta conter minerais mais pesados? Diversas teorias surgiram, inclusive uma que sugere que eles podem ter sido empurrados para cima devido a incompatibilidades com outros materiais. No entanto, tais teorias não explicam porque existem quantidades maiores de alguns minerais na crosta, como o neodímio, do que seria esperado com base em quanto pode ser medido no núcleo.

Três teorias principais surgiram a partir desta dúvida, em busca de explicar tal anomalia. Uma sugere que trata-se de uma ilusão, e na verdade existe mais deles no núcleo do que pode ser medido. Outra defende que é porque o material do disco de acreção tinha diferenças na composição. A terceira sugere que, à medida que materiais mais pesados foram empurrados e acumulados na crosta, alguns foram lançados no espaço durante novas colisões.

Agora, neste novo esforço, os pesquisadores encontraram evidências que apoiam a terceira teoria. Eles mediram as quantidades de neodímio em meteoritos, assumindo que eles eram semelhantes em composição aos blocos de construção da Terra, e descobriram que até 20% das camadas externas da Terra poderiam ter sido removidas por colisões.

Isto explicaria a proporção de minerais pesados, como o neodímio, na crosta, em comparação com outros minerais mais leves, como o samário.

Via Phys.org