Fake news: 79% dos brasileiros encontraram mentiras sobre as eleições 2022 na internet

A Avast divulgou os resultados de uma pesquisa feita a respeito da confiabilidade da fonte de informação sobre as Eleições de 2022 no Brasil
Por Gabrielly Bento, editado por Adriano Camargo 04/10/2022 17h30
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Imagem: Isaac Fontana/Shutterstock
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Com as eleições, a quantidade de fake news cresceu exponencialmente nas últimas semanas. Com isso, a Avast divulgou os resultados de uma pesquisa realizada com brasileiros a respeito da confiabilidade da fonte de informação sobre as Eleições de 2022 no Brasil.

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Segundo o estudo, quatro em cada cinco (79%) brasileiros encontraram notícias falsas sobre as eleições nas redes sociais, e a maioria (57%) não acredita (ou não tem certeza) se as mídias sociais são uma fonte confiável de informação. 

Além disso, 86% dos brasileiros pensam que as mídias deveriam se responsabilizar pela retirada de notícias falsas em suas redes. Ainda de acordo com a análise, um em cada cinco brasileiro (21%) que se deparou com notícias falsas nas mídias sociais nunca as denunciou.

Vale ressaltar que, quando se fala em averiguar as notícias compartilhadas nas redes sociais, 36% sempre checam fatos específicos em diferentes sites ou outras fontes, três em cada dez (30%) o fazem com frequência e 23% apenas às vezes. Uma pequena porcentagem de pessoas raramente (7%) ou nunca (3%) o fazem.

“Um alto nível de conscientização sobre fake news é essencial na sociedade para combatê-las, pois quem começa a consumir sites de notícias com informações falsas pode entrar cada vez mais em um turbilhão de fake news. Pesquisas de nossa equipe de IA mostram que mais de 17% dos sites que espalham desinformação têm links para outros sites de notícias falsas. Isso pode criar rapidamente uma cadeia de consumo de fake news”, afirma Javier Rincón, Diretor Regional para a América Latina da Avast. 

“Cerca de 37% dos brasileiros concordam que as notícias e os comentários nas mídias sociais podem influenciar a decisão do voto”.

Metade dos entrevistados (50%) não sabe o que são bots sociais e não entende o que eles fazem. Os ‘bots’ podem ser uma parte essencial das notícias falsas e de sua disseminação.

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Imagem: renata colella/Shutterstock

Onde os brasileiros obtêm informações sobre as eleições

Os resultados da pesquisa mostram que as fontes que os brasileiros pensam ser confiáveis não são as mesmas que recorreram para obter informações sobre as eleições.

Sete em cada dez brasileiros acreditam que o rádio é uma fonte confiável de informação sobre as eleições, mas apenas 34% dos brasileiros recebem informações referentes às eleições do rádio. 

Relação semelhante pode ser observada com membros da família: 74% das pessoas acham que a família é uma fonte confiável de informação sobre as eleições, mas apenas 36% recorrem a seus parentes para obtê-la.

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Redator(a)

Gabrielly Bento é redator(a) no Olhar Digital

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.