O Parlamento Europeu aprovou projeto de lei que define um padrão de carregadores para todos os celulares, tablets e outros dispositivos vendidos na União Europeia. Com isso, aparelhos de pequeno e médio porte como celulares devem adotar um padrão até 2024, já dispositivos maiores como notebooks devem adotar o padrão até 2026.
A decisão aconteceu após votação, sendo que 602 votaram a favor do padrão de carregadores e apenas 13 votaram contra. Anteriormente, a Comissão Europeia já havia aprovado a Lei, e agora com a aprovação pelo parlamento ela seguirá para análise no Conselho Europeu.
Leia mais:
- Elon Musk propõe novo acordo de compra do Twitter
- Tribunal italiano anula multa antitruste para Apple e Amazon
- Veja o vazamento das especificações do Snapdragon 8 Gen 2

Com essa decisão a Apple será a empresa mais prejudicada, pois terá que abandonar – ao menos na Europa – seu cabo padrão com conector Lightning, usado exclusivamente em iPhones.
Durante a análise do projeto, a Apple disse que a lei iria inutilizar até um bilhão de dispositivos e acessórios que usam o cabo Lightning.
A Comissão Europeia estima que essa medida de definição de padrão de carregadores fará com que os consumidores economizem cerca de 250 milhões de euros nos próximos anos.
Inspirado pela decisão da União Europeia, a Anatel chegou a iniciar uma consulta pública para a proposta de tornar carregadores USB-C obrigatórios para todos os celulares vendidos no país, o que deve seguir o padrão europeu e afetar diretamente os produtos da Apple.
Com informações de CNN
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!