Bairro inteligente brasileiro quer ser exemplo mundial em tecnologia

A construção que está sendo projetada na Costa do Sol, em Maricá, Rio de Janeiro, caminha para ser exemplo mundial em tecnologia, tornando-se o primeiro Smart Destination do país.
Por William Schendes, editado por André Lucena 05/10/2022 21h30, atualizada em 07/10/2022 18h41
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Parceria entre Siemens e MARAEY resulta em acordo para criar uma Smart Destination, que pode ser traduzido por complexo turístico tecnológico. A construção, que está sendo projetada na Costa do Sol, em Maricá, Rio de Janeiro, caminha para ser exemplo mundial em tecnologia, tornando-se o primeiro Smart Destination do país.

A Maraey funcionará como uma espécie de bairro inteligente e contará com quatro hotéis cinco estrelas, shopping, hospital, oito mil residências, universidade e escola – e toda automação e digitalização será fornecida pela Siemens.

Leia mais:

“Trazer a tecnologia com propósito da Siemens para dentro do complexo é a escolha mais acertada para termos um empreendimento sustentável e alinhado com as práticas mais inovadoras em termos de eficiência energética, gestão inteligente de edificações e descarbonização”, diz Emilio Izquierdo, CEO de MARAEY.

As edificações inteligentes são as mais modernas em termos de planejamento e execução, a gestão integrada garante serviços de saneamento, eletricidade, água potável, irrigação, e telecomunicações. Nessas construções o fornecimento de energia é ininterrupto e seguro pois utiliza o conceito de eficiência energética para reduzir as emissões de carbono e economizar energia.

A parceria entre Siemens e MARAEY irá transformar Maricá, Rio, no primeiro Smart Destination do Brasil. Foto: Divulgação/ MARAEY

O saneamento complexo é outra tecnologia de destaque na construção do Maraey, que contará com práticas inovadoras de gestão e operação para todos os sistemas de infraestrutura de redes de água e esgoto, estações de tratamento (ETEs) e irrigação, o que evita o desperdício de água e vazamentos, por meio de monitoramento via sensores instalados em plataformas digitais (cloud).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.