Museu do Pontal é o primeiro a produzir 100% da energia consumida

O Museu do Pontal anunciou a instalação de 150 painéis solares, produzindo 100% da energia limpa. Em 25 anos o Museu economizará R$10 milhões
William Schendes
William Schendes, editado por Acsa Gomes 29/09/2022 13:30, atualizada em 30/09/2022 17:58

Considerado o maior museu de arte popular do Brasil, o Museu do Pontal no Rio de Janeiro anunciou a instalação de 150 painéis solares, e com isso será o primeiro museu do país a produzir 100% da energia que consome. O projeto de instalação do sistema fotovoltaico será realizado graças a parceria entre o Museu com o Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Continua após a publicidade

Com a instalação dos 150 painéis fotovoltáicos de 500W, estima-se que a geração média mensal de energia será de 9.484,47 kWh/mês, e dessa forma o Museu conseguirá economizar R$ 10 milhões nos próximos 25 anos.

Leia mais:

https://www.youtube.com/watch?v=A1KMlRU40Hg&ab_channel=MuseudoPontal

A decisão de instalar os painéis acontece após os estudos de caminhos do sol e regime dos ventos realizados pela Casa do Futuro, empresa focada em desenvolver soluções tecnológicas e sustentáveis na construção civil. A partir daí foram definidas estratégias para garantir o conforto térmico e a iluminação dos espaços economizando a maior quantidade de energia possível.

Nos 2.600 metros quadrados do Museu, o projeto voltaico buscou garantir o máximo possível de iluminação natural através de vidros e portas de vidro. Além disso, outras soluções sustentáveis vão garantir a redução de impactos ambientais, como instalações de janelas com quebra-sol e ventilações naturais cruzadas – que contribuem para a redução de emissão de gases poluentes. O conjunto de ações permite ao Museu do Pontal uma economia de até 75% no gasto de energia.

Outras soluções sustentáveis no Museu do Pontal incluem a reutilização de água de chuva para os jardins, junto ao sistema de irrigação – que geram uma economia de cerca de 80% no uso de água – e a coleta seletiva de todo o lixo.

Geração de Energia Solar no Brasil 

De acordo com a Aneel, em 2022 o Brasil ultrapassou a marca de 16 gigawatts de potência instalada de energia solar, somando 11 GW dos sistemas de geração própria de energia e 5 GW das usinas de grande porte. Embora ainda seja o décimo terceiro no ranking mundial de energia solar, segundo especialistas, o Brasil tem potencial para chegar ao top 5 desse ranking. Para pessoas físicas, instituições e empresas, o aumento em julho de 64% nas bandeiras tarifárias torna a geração própria de energia uma estratégia ainda mais relevante.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

William Schendes
William Schendes

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Acsa Gomes
Acsa Gomes

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email