Surpreendentemente, sem ninguém esperar, o Nintendo Entertainment System (NES) ganha um sistema operacional após 39 anos de existência. Na quarta-feira (05), o console da Nintendo ganhou uma interface gráfica da Inkbox Software e agora o chamado NESOS propõe uma nova experiência.

Para quem não conhece a antiga geração, o NES é um console da Nintendo dos anos 80. O funcionamento do seu sistema operacional era basicamente composto por dois aplicativos, que seria um processador de texto e suas configurações. Além disso, há oito arquivos de 832 bytes com um ponteiro, ícones móveis e cores de interface personalizáveis.

publicidade

Leia também:

NES. Imagem: Reprodução/ Enganet

O grande desafio no desenvolvimento do novo NES

Certamente, o principal desafio para da inkbox nesta reformulação do NES foi a sua memória. O NES é um aparelho antigo com armazenamento e memória limitada, além de ter uma difícil expansão.

publicidade

Porém, o NESOS cabe em apenas 48K e por isso os seus arquivos tem que ficar dentro dos 2K de NVRAM, só assim é possível manter os dados após desligar o console. A memória gráfica foi um dos maiores desafios para a empresa.

Outra mudança necessária foi a criação das sprites de formas maiores. Isso porque o sistema tem apenas duas sprites e consegue exibir no máximo 64 sprites de uma vez.

publicidade

Por fim, este é um projeto que só estará disponível em uma ROM e só é acessível por um emulador. Vale lembrar que não será possível a criação de qualquer conteúdo grande no NESOS, pois a memória não permitirá.

Via Engadget

publicidade

Imagem: robtek/ shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!